quinta-feira, 14 de março de 2013

4

Livro: Os meus pais já não vivem juntos


Autoras: Nelly Almeida e Susana Monteiro
Editora: Coisas de Ler
Nº de páginas: 191
Ano: 2012
Público-alvo: Psicólogos, Educadores de Infância, Professores, Animadores, Assistentes Sociais, Técnicos de Mediação Familiar e pais em processo de separação ou divórcio.

Alguns de vocês saberão que a nossa formação de base é a Psicologia e que o trabalho com crianças e adolescentes é, para nós, um tópico importante.
Por outro lado, o divórcio tem vindo a aumentar em todo o mundo e também em Portugal, pelo que, a nosso ver, a divulgação de trabalhos deste género é fulcral.
É, do conhecimento geral e popular que, quando há um divórcio "quem sofre são as crianças". Uma vez que o divórcio tem vindo a aumentar e que se sabe que este acarreta dificuldades no núcleo familiar, é importantíssimo que os investigadores se centrem nestas questões e as estudem a fim de as compreendermos melhor, assim como é fundamental que os profissionais de saúde que lidem com estas famílias se sintam familiarizados com as dificuldades apresentadas por estas famílias e saibam como lidar com elas. Este livro é, a nosso ver, uma obra incontornável para estes mesmos profissionais.

Quando um casamento termina, algumas crianças necessitam de ajuda para se adaptarem à nova realidade familiar. Este livro é uma ferramenta preciosa para os profissionais de saúde que com eles trabalham, e pode ser usado para terapia individual ou em grupo (apesar de, em Portugal, as terapias de grupo ainda não serem muito divulgadas).

O livro é bastante prático, mas não dispensa uma primeira introdução mais teórica. Apresenta guiões de entrevista, questionários, fala, detalhadamente, sobre o programa de intervenção (em grupo). Possui uma panóplia de materiais de apoio para cada sessão perfeitamente adaptável e especificado para cada género: puzzle,  histórias, termómetro dos sentimentos, treino de respiração diafragmática, Diário "A minha história de vida", jogo de cartas, diploma de participação etc, tudo sempre acompanhado de um guião pormenorizado para cada sessão.

Este livro é, a nosso ver, indispensável...


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

4 comentários:

  1. Estamos gratas pelos vossos comentários e pela utilidade que encontram neste livro! Para qualquer questão ou sugestão sobre o assunto, estamos disponíveis.
    Cumprimentos,
    Nelly Almeida

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%