quinta-feira, 13 de junho de 2013

0

Livro: 100 Coisas essenciais que não sabia que não sabia




Título Original: 100 Essential things you didn't know you didn't know
Ano: 2013
Género:
Autor: John D. Barrow
Editora: Livros Horizonte


A Matemática pode ir muito para além da disciplina que assusta a maioria dos alunos nas escolas e que tantos pesadelos lhes causa. De facto, quase tudo no nosso dia-a-dia pode ser visto de um ponto de vista matemático, ainda que à primeira vista não nos apercebamos. E é precisamente nisso que John D. Barrow acredita e que pretende demonstrar com o seu livro "100 Coisas essenciais que não sabia que não sabia".
Neste livro, o autor fala de 100 temas independentes entre si que têm em comum o facto de se tratarem de coisas que fazem parte da vida da maioria das pessoas. Assim, é através da Matemática que John D. Barrow nos fala da melhor forma de fazer as malas, como se pode manipular as eleições, quanto tempo é provável que tudo à nossa volta sobreviva ou ainda qual a forma mais eficaz e eficiente de embarcar todos os passageiros num avião.
São 100 as temáticas diferentes que demonstram ao leitor como é que a Matemática está constantemente presente nas nossas vidas.
Apesar de ser um livro sobre uma área do saber que atemoriza e não conquista a simpatia da maioria das pessoas, John D. Barrow conseguiu pegar em cada um dos temas e expô-los de uma forma que qualquer pessoa possa compreender através de uma linguagem clara e directa. Assim, este livro torna-se, simultaneamente, num livro de curiosidades e transmissão de saberes acessível a todos os leitores.
O único aspecto negativo que temos a destacar prende-se com o facto de, em alguns temas, o autor "deixar-se levar" um pouco pelos seus conhecimentos e apresentar algumas fórmulas que são um verdadeiro quebra-cabeças para a maioria de nós. No entanto, mesmo nesses capítulos o autor acaba por apresentar uma conclusão clara e facilmente compreensível, pelo que, no fim, conseguimos perceber aquilo que John D. Barrow pretendia transmitir.
Recomendamos "100 Coisas essenciais que não sabia que não sabia" a todos aqueles que se consideram irremediáveis curiosos, que se atrevem a ver o nosso mundo de uma perspectiva completamente diferente e que nutram um gosto especial pela Matemática!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%