quinta-feira, 26 de novembro de 2015

0

Livro: Fangirl (Rainbow Rowell)



Ano de Edição: 2015
Género: Romance
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Saída de Emergência

Adquirir AQUI

O meu primeiro contacto com a autora Rainbow Rowell foi com o livro "Eleanor and Park" e posso afirmar que foi um início auspicioso. Na altura, fiquei com a ideia de que esse era o grande sucesso da autora, contudo fui ouvindo e lendo várias pessoas a falarem de uma outra obra sua que, pelos vistos, seria tão boa ou ainda melhor - "Fangirl". Por isso mesmo, mal o livro chegou a Portugal não pensei duas vezes e decidi logo começar a lê-lo!

Sinopse: 
"Cath ama os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém? Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe. Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros. Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer. Agora que vão para a universidade, Wren não quer ficar no mesmo quarto de Cath. E esta fica sozinha e fora da sua zona de conforto. Partilha o quarto com uma miúda arrogante; tem um professor que despreza os seus gostos; um colega atraente mas que apenas fala sobre a beleza das palavras... e, ainda por cima, Cath não consegue parar de se preocupar com o seu pai, tão querido, frágil e solitário. A pergunta paira no ar: será que ela consegue triunfar sem que Wren lhe dê a mão? Estará preparada para viver a vida em seu nome? Escrever as suas próprias histórias? E se isso significar deixar Simon Snow para trás?"


Opinião:
"É-me simplesmente impossível não comparar as duas obras. De facto, se com "Eleanor and Park" temos uma história completamente centrada num casal e a componente emocional é a chave de todo o livro, com "Fangirl" somos presenteados com vários personagens, cada um deles com os seus próprios problemas e pontos críticos que necessitam resolver ao longo do livro.

Neste livro, como seria de esperar, continuamos no mundo adolescente, mais precisamente no início da idade adulta. Foi interessante acompanhar a nossa protagonista na sua adaptação à Universidade e ver como é que ela lidou com os obstáculos que uma mudança dessas acarreta para a vida de qualquer um. Acompanhamos a protagonista quando se apaixona pela primeira vez, quando é traída por aqueles que ama, quando percebe que tem de ser forte para cuidar da sua família... São várias as situações que põem a jovem Cath à prova e testam o seu carácter e determinação.

Um detalhe muito interessante na obra prende-se com o facto de Rainbow Rowell criar uma analogia claríssima entre a história de Simon Snow e a de Harry Potter. Até eu que nunca li nenhum livro do famoso feiticeiro percebi imediatamente a ligação. Assim, ao longo do livro deparamo-nos com excertos dos livros das aventuras de Simon Snow, um herói inventado pela autora para figurar nesta história. Esse foi um detalhe de que gostei muito, até porque a escritora soube usar certos parágrafos de Simon Snow que, sendo analisados a um nível um pouco mais profundo, estavam relacionadas com a vida e os dilemas da própria Cath.

Se é óbvio que Rainbow Rowell sabe como criar um bom romance para jovens adultos, é igualmente claro que sentido de humor é algo que não lhe falta. A autora consegue ser super divertida em várias passagens e com isso aligeirar momentos que poderiam tornar-se demasiado dramáticos. É este equilíbrio o que mais aprecio nela e é este um dos motivos que me faz querer continuar a ler mais livros dela. Este e o facto de ter ficado muito curiosa. Curiosa com o quê? Tendo sido "Eleanor & Park" e "Fangirl" tão distintos, fiquei com uma enorme vontade de ler um terceiro livro para perceber se a autora continuará com uma variação tão grande.

Se ainda não decidiram qual a vossa próxima leitura e se querem algo leve, divertido mas com uma boa mensagem não hesitem em dar uma oportunidade a este livro!"

Por Mariana Oliveira

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%