quinta-feira, 9 de junho de 2016

3

Livro: A vida no campo (Joel Neto)



Título: A Vida no Campo
AutorJoel Neto
Editora: Marcador
Páginas: 232

Sinopse

Um homem e uma mulher. Um jardim e uma horta. Dois cães. Ao fim de vinte anos na grande cidade, Joel Neto instalou-se no pequeno lugar de Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, ilha Terceira. Rodeado de uma paisagem estonteante, das memórias da infância e de uma panóplia de vizinhos de modos simples e vocação filosófica, descobriu que, afinal, a vida pode mesmo ser mais serena, mais barata e mais livre. E, se calhar, mais inteligente.

Opinião
(por Roberta Frontini)

Quem me segue pelo blog e pelas outras redes sociais sabe que quando eu descubro um autor que adoro ofereço-me para autenticas cruzadas cujo objectivo principal é obrigar todos os que estão à minha volta a ler as suas obras. Quando acabei de ler Arquipélago sabia duas coisas: 1) eu ía querer ler tudo o que Joel Neto escrevesse (incluindo a lista das compras se mais nada houvesse) e 2) eu ía empreender uma nova cruzada e obrigar todos a ler este livro. 
E foi por isso mesmo que, quando soube que a Marcador ia editar este livro, fiquei logo empolgada. Sabia que o queria ler, e rapidamente. Como sabem, tenho aversão a sinopses, por isso não fazia ideia sobre o tema ou mesmo o género do livro (e, na verdade, que me interessava saber? Era um livro do Joel Neto, e isso era suficiente). No entanto, o título (sim, vivo no campo) e a maravilhosa capa, ainda me faziam ter mais vontade de o ler. E foi por isso que quando ele chegou cá a casa dei graças a Deus por não ter vizinhos (o que me permite por vezes ter alguns comportamentos um pouco menos socialmente aceites, como gritar a plenos pulmões: CHEGOU!!!!!!!!!!!!!!).

Este livro volta a demonstrar-me que Joel Neto é, realmente, um dos melhores escritores da actualidade. Faz-me pensar que, por vezes, perco o meu precioso tempo a ler autores que não valem a pena, quando podia estar a ler todas as obras dos escritores que realmente me enchem as medidas. Este livro não é um romance, mas também não se aproxima de muitos livros de cronicas da actualidade que, com o tempo, se tornam desactualizados. É um livro com um estilo totalmente próprio. Sem dúvida que no que toca a leituras dou preferência a bons romances (nada de lamechices obrigada), sendo que as crónicas são normalmente relegados para segundo plano, mas mesmo assim, este tornou-se num dos meus livros favoritos. Para isso contribuiu o facto de ter gosta imenso de Arquipélago. Não sei se o disse quando escrevi a minha opinião (ler aqui), mas quando li Arquipélago imaginei que a personagem principal era o Joel. Pelo menos fisicamente. Imagino sempre as minhas personagens quando leio, e não conseguia separar os dois. Por vezes dava por mim a pensar "Roberta, apaga essa imagem, este não é o Joel!", mas como eu sabia que o autor se baseava em muitas pessoas que conhecia nos Açores para a criação das suas personagens, não me conseguia desligar daquela visão. Assim sendo, foi com imensa alegria que, quando comecei a ler o livro, reparei em algumas semelhanças entre a vida de Joel Neto e a vida de José Artur (personagem principal do livro). É por isso que acho que as obras são tão complementares. Ler um quase que "obriga" a que a pessoa vá ler o outro, porque quer saber mais sobre aqueles lugares, aquelas gentes... quer perceber melhor como é morar naquela zona. Enfim, quer sentir-se nos Açores!

Peguem no livro, saboreiem as crónicas/entradas de diário. Metam-no na vossa mesinha de cabeceira e façam um pacto com vocês mesmos de que irão ler uma cronica/entrada por dia (duvido que consigam ler só uma por dia) e tentem combater a vontade louca que terão em se mudar para o campo. Se, como eu, têm o privilégio de já lá morar, preparem-se pois a vossa visão do local onde vivem nunca mais será a mesma!

PS. Preparem também a cozinha que o livro trás receitas!!!!!!!

Excerto início do livro


Trailer do livro


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

3 comentários:

  1. Nunca li nenhum dos livros do Joel Neto mas está me a parecer que não posso continuar na ignorância. Recomendas algum em particular para começar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! Sim sim, recomendo que comeces pelo Arquipélago. :) é fabuloso. Beijinhos

      Eliminar
  2. Obrigada pela sugestão! Já o tinha na wishlist, vou ver se o compro em breve. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%