A minha primeira experiência com o cinema 4DX
* Por Mariana Oliveira *
Sempre fui algo avessa a filmes de super-heróis tendo sido desde sempre a minha grande excepção as histórias dos X-Men. Desde a minha infância em que via os desenhos animados sobre estes famosos mutantes, até aos dias de hoje em que continuo a ver os filmes que vão sendo feitos, sempre senti um fascínio por estes seres que com todas as suas diferenças e peculiaridades lutam por serem aceites pela sociedade.
Este mais recente filme não foi excepção e teve tudo aquilo a que um fã de X-Men tem direito: muita acção, tensão, drama e ligeiros toques de comédia.
Contudo, aquilo que destaco desta experiência para além da história em si foi a forma como a vi. É que pela primeira vez na minha vida decidi experimentar o revolucionário cinema 4DX e acreditem em mim quando vos digo que depois de uma experiência dessas nunca mais irão encarar o cinema da mesma maneira!
Para quem não sabe, o conceito do cinema 4DX consiste em tornar a experiência do expectador o mais realista possível. Para levar a cabo essa tarefa, toda a sala de cinema é preparada com os artifícios necessários para nos fazer viajar para dentro do filme. Assim, para além dos tradicionais óculos 3D que nos são dados, a sala conta ainda com umas incríveis ventoinhas, sistema de luzes, bancos que se movem e caixas de fumos de cheiros.
O resultado? Cenas de acção em que nos sentimos no epicentro da confusão ao sermos atingidos por ventos intensos, envolvidos pelos cheiros das explosões, rodeados por trovões que iluminam toda a sala e abanados em todas as direcções pela nossa própria cadeira.
Nos momentos de menor acção, as cadeiras são inteligentemente utilizadas para nos inclinar na direcção dos ângulos das câmeras fazendo-nos sentir que a cena a que assistimos é ainda mais realista e que quase fazemos parte da história.
Esta foi a minha primeira experiência com o cinema 4DX e apesar do seu preço exorbitante, considero que vale a pena experimentá-lo de vez em quando. Afinal, quem nunca desejou fazer parte de uma história repleta de acção? Pois bem, com este novo conceito de cinema, o nosso desejo está cada vez mais próximo de concretizar!
É engraçado que só agora se ouça falar neste conceito. Experienciei o 4DX em 1998 durante a Expo. Na altura pensava que o cinema se iria revolucionar desta forma, mas foi preciso esperar TANTO :o
ResponderEliminarProvavelmente terá a ver com o elevado investimento que esta tecnologia implica. Daí só existir em 1 ou 2 lugares em todo o país. É possível que com o decorrer dos anos se torne mais frequente, mas daí a ter termos preços acessíveis crio que muito terá de mudar...
EliminarMariana
Adorava assistir um filme desse género num cinema assim!!! deve ser tão fixe!
ResponderEliminarbeijinhos,
http://chocopink89.blogspot.pt/
Acredita que vale bem a pena Tânia!
EliminarAcredito que existe pelo menos uma sala destas no norte e outra no sul do país, é só uma questão de procurares ;)
Beijinhos,
Mariana