segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

4

Livro: O Psicanalista




Titulo: O Psicanalista
Autor: John Katzenbach
Edição: 2007
Editora: Esfera dos Livros
Páginas: 488

"O Psicanalista" foi um livro que me atraiu logo, quer pela concepção da capa, quer pela história que apresentava. Na altura, quando o vi pela primeira vez, ainda era estudante de psicologia, por isso, não é difícil entenderem o porquê do meu interesse.

O enredo está muito bem pensado porque os acontecimentos acabam por "bater todos certo". Quando achamos que tudo já aconteceu e que mais nada pode acontecer, o autor apresenta-nos mais novidades numa verdadeira espiral de acontecimentos. Muitas vezes dei por mim a ler, depois fechava o livro e via que ainda me faltava mais de metade e pensava "como é possível? O que mais poderá acontecer?"

A minha formação não é psicanalítica.. antes pelo contrario! No entanto, foi muito interessante ler sobre esta área, e fiquei a compreender melhor a maneira como estes médicos (estamos a falar no contexto americano) pensam e actuam.

Mas chega de dar a minha opinião, vou-vos aguçar a curiosidade contando-vos do que trata a história. O doutor Fred Starks vai completar 53 anos e, nesse dia, recebe uma carta que lhe irá mudar completamente a sua vida. «Um 53º aniversário muito feliz, senhor doutor. Seja bem-vindo ao primeiro dia da sua morte». De facto, segundo a carta, o doutor Starks tem 2 hipóteses: ou descobre quem é o remetente desta carta (o senhor R.) ou terá de se suicidar... Bom, na verdade existe outra hipótese. Se ele não descobre a identidade do Sr. R e não se suicidar, o próprio irá matar, ao acaso, um membro da sua família. Escapar não é hipótese porque, ao longo do livro, R. vai demonstrando que não está a brincar. Conseguirá o doutor Starks desenvencilhar-se? Como se sentiriam no seu lugar?

É um livro que aconselho a todos os amantes de um bom triller. A história é empolgante, tem alguns momentos iniciais mais "parados", mas vale a pena ir até ao fim.

Nota: o livro tem um grande spoiler sobre o filme 'O Padrinho' e faz referências a muitas outras obras literárias e algumas das quais médicas.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

4 comentários:

  1. Também li e gostei apesar de não ser dos meus thrillers favoritos. Penso que o classifiquei com 3 estrelas no goodreads...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estive ali sempre indecisa entre o 4 e o 5...Achei a história mesmo fenomenal, mas lá está, às vezes ficava mais parado...

      Eliminar
  2. Ainda não li...vou cuscar a ver se me agarro a ele. Ando com vontade de ler um livro que me apeteça ler numa noite. Já leram o Irmão Grimm? Eu amo serial killers...apesar de isto não soar bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não, mas sou LOUCA por serial killers também! Sim, este não é bem a mesma coisa ;)

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%