quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

0

Deixava de dormir por... : Novidades literárias do mês de Novembro


Porque acreditamos piamente que os livros são das melhores prendas que se pode oferecer na época festiva que se aproxima, aqui ficam as novidades do mês de Novembro que mais nos entusiasmaram!



"Em plena Guerra Fria, a CIA engendrou um plano, baptizado Jazz Ambassadors, para cativar a juventude de Leste para a causa americana. A ideia era organizar concertos com grandes nomes do jazz para lá das fronteiras do Muro e, assim, derrubar barreiras e preconceitos anti-americanos, seduzir o inimigo com a música e ganhar terra. É neste pano de fundo que conhecemos Alex Gould, pianista exímio, apaixonado, capaz de visualizar sons e de pintar retratos nas teclas do piano. A música está-lhe tão entranhada no corpo como o amor pela única mulher da sua vida, que desapareceu de um dia para o outro, sem deixar rasto, sem deixar uma carta de despedida. Erik Gould tentará de tudo para a reencontrar, mas não lhe restando mais esperança do que o acaso. Será o filho de ambos, Tristan, cansado de procurar a mãe entre as páginas de um atlas, que encontrará dentro de uma caixa de sapatos um caminho para recuperar a alegria." 




"Uma colectânea de 27 contos. Um homem compra um manequim feminino pelo qual se apaixona perdidamente. Um escritor alcoólico e frustrado alcança o sucesso mas não se liberta do vício. Dois vagabundos partem para um assalto nocturno e acabam transformados em assassinos. Bêbedos, escritores falhados, prostitutas, ladrões, pugilistas, bandidos: os personagens que povoam as páginas destes contos são velhos conhecidos do mundo narrativo de Bukowski. Um mundo pobre, sujo e feio, retratado com absoluta lucidez mas também com uma profunda compreensão e empatia. A América das ruas, dos bordéis, das salas de jogo, dos bares mais esquálidos e das pessoas mais esquecidas. A América que não conheceu o Grande Sonho e de que Bukowski foi sempre, talvez, a voz mais autêntica. Considerado por muitos como o melhor livro de Bukowski, "A Sul de Nenhum Norte" é o retrato cru e fulgurante dos americanos que desistiram da sociedade e até de si mesmos. Uma reflexão que Bukowski faz com particular genialidade e domínio literário na economia e alvos das suas palavras." 




"Gosta de cinema, música, de ler e passear?Tem memórias para contar? Gostava de poder abraçar todas as coisas que lhe abrem um sorriso? Neste livro vão caber todas as coisas boas que entender. Tome nota dos seus gostos, memórias e desejos, e guarde-os para sempre. Tenha tudo à mão: a receita que viu ontem na tv e vai fazer hoje, o filme que quer ver, a viagem que está a preparar. Guarde fotografias e recortes, escreva memórias, use e abuse de fita-cola, clips ou agrafes – neste livro tudo é permitido — , lembre momentos como quiser. Aqui nunca ficará sem bateria ou correrá o risco de apagar alguma coisa sem querer." 







"A investigação mais completa e exaustiva alguma vez publicada sobre a presença e participação de Portugal e de portugueses no clube dos «Senhores do Mundo». O livro traça a história – apoiada em documentação oficial, muita da qual inédita – do surgimento do Grupo Bilderberg, em 1954, da sua evolução, da participação de Portugal, ao nível estatal, desde 1956, e da passagem da participação neste clube da esfera dos interesses de Estado para a dos grupos de interesses privados, ocorrida a partir da última década do século XX, até à actualidade. Uma obra que é fruto de uma investigação de duas décadas do autor, é um dos mais completos trabalhos alguma vez publicados sobre o Grupo Bilderberg, quer em Portugal quer internacionalmente. «Não há, no mercado livreiro nacional e internacional, uma história isenta sobre o que é esta organização que, desde os anos 80, conta com dois ex-primeiros-ministros portugueses na lista dos membros permanentes.» Da Introdução "O Governo de Bilderberg" traz ao conhecimento público documentos originais apresentados nas reuniões do Grupo Bilderberg, «como, por exemplo, dois relatórios que Franco Nogueira trouxe consigo aquando da sua primeira participação num encontro, em 1967. Um deles é sobre o futuro da NATO». Uma investigação séria, ao revés das várias «teorias da conspiração» que têm sido construídas em torno dos participantes nos encontros secretos – toda a história contada neste livro é sustentada por prova documental, comprovada por documentos oficiais reproduzidos em larga medida no próprio livro, e originários de «fontes de indiscutível credibilidade, de que são exemplo o Arquivo Salazar, na Torre do Tombo, e o Arquivo Histórico-Diplomático» do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre outros. Inclui em anexo datas e locais de todos os encontros Bilderberg, desde 1954 até à actualidade e um elenco de todos os participantes portugueses desde 1956, com Rui Ennes Ulrich, até 2016, com Maria Luís Albuquerque e Carlos Gomes da Silva." 



"Na Barcelona de fins dos anos de 1950, Daniel Sempere, já não é aquele menino que descobriu um livro que havia de lhe mudar a vida entre os corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos. O mistério da morte da mãe, Isabella, abriu-lhe um abismo na alma, do qual a mulher Bea e o fiel amigo Fermín tentam salvá-lo. Quando Daniel acredita que está a um passo de resolver o enigma, uma conjura muito mais profunda e obscura do que jamais poderia imaginar planta a sua rede das entranhas do Regime. É quando aparece Alicia Gris, uma alma nascida das sombras da guerra, para os conduzir ao coração das trevas e revelar a história secreta da família… embora a um preço terrível. "O Labirinto dos Espíritos" é uma história electrizante de paixões, intrigas e aventuras. Através das suas páginas chegaremos ao grande final da saga iniciada com "A Sombra do Vento", que alcança aqui toda a sua intensidade e tracejado, que por sua vez desenha uma grande homenagem ao mundo dos livros, à arte de narrar histórias e ao vínculo mágico entre a literatura e a vida." 


 
"O Escultor, de Carina Rosa, é a mais recente novidade da Coolbooks e está disponível, a partir de hoje (em formato físico e digital), na livraria virtual Wook. Depois de ter publicado A sombra de um passado, em 2014, a chancela da Porto Editora dá agora a conhecer a incursão desta jovem autora pelo thriller. A vida de Mariana, uma galerista de sucesso, é radicalmente alterada após receber vários bilhetes ameaçadores que culminam com o desaparecimento da sua companheira de casa às mãos de O Escultor, um assassino em série. Tudo indica, porém, que este é apenas primeiro e macabro incidente de uma perseguição incessante. Neste thriller, tão obscuro quanto romântico, desenha-se a história dos delírios de um fanático e de uma mulher e de um homem que, unidos pelas circunstâncias, terão de o travar." 





"Chamas, segundo volume da trilogia de literatura fantástica assinada pela jovem autora Patrícia Morais, já está disponível na livraria virtual Wook. Num mundo em que monstros e demónios são reais, a misteriosa organização Diabolus Venator – a primeira linha de defesa da Humanidade dos perigos que o mundo sobrenatural apresenta – acaba de vencer uma importante batalha. Para Lilly e Liam, porém, a guerra está longe do fim. Perseguidos por um inimigo sedento de vingança, os protagonistas terão de escolher entre o valor das alianças que estabeleceram e o amor que os une. A inspiração para este segundo volume da trilogia surgiu entre viagens de mochila às costas na América do Sul e intervalos de treinos na Kunyu Mountain Shaolin Kung-Fu School na China, onde a autora se encontra a tirar um ano sabático para estudar Kung-Fu e Wing-Chun." 





"As Receitas de Natal do Jamie Oliver" é uma obra que inclui todos os clássicos de que precisamos para o grande dia e para a época natalícia. Ali encontramos montes de sugestões deliciosas para criarmos presentes que os nossos amigos vão adorar degustar, receitas para o grande acontecimento, assim como ideias para aproveitar todas as sobras. Este livro é tudo o que precisa para ter o melhor Natal de sempre. «Tomei todas as precauções para lhe dar tudo aquilo de que precisa para o grande dia e para outras refeições festivas ao longo da quadra, mas também lhe trago surpresas, presentes para degustar, bolos para o chá, cocktails e, claro, mil maneiras criativas de tirar partido das sobras. Sempre que possível, elaborei as receitas de modo a serem cozinhadas no forno à mesma temperatura, para que possa gerir com eficiência o seu tempo e o espaço do forno, e assim ser-lhe-á muito fácil preparar e misturar os diferentes elementos e criar um almoço ou jantar de Natal perfeito. Não me poupei a esforços. Este livro vai fazer sucesso, todo ele um deslumbrante embrulho de Natal. Folheie, escolha as receitas, trace um plano e, sobretudo, tenha um ótimo Natal.»Jamie Oliver Capítulos:- Introdução - As Esplêndidas Entradas - Pratos Vegetarianos e Vegan - O Maravilhoso Mundo das Batatas - Os Deliciosos Legumes - Molhos e Acompanhamentos - Abençoadas Sobras - Sobremesas Festivas e Espetaculares - Chás das 5 e Coisas Doces - Adoráveis Presentes para Degustar - As Saladas Superfantásticas - Iguarias para Picar - As Bebidas Perfeitas - Guia para Assar as Carnes."


"Esta obra não é mais do que uma viagem no tempo por uma cidade, que é o Porto.» Assim descreve Germano Silva esta edição especial, que revisita o Porto através das suas palavras. Nela participam seis dos seus (muitos) admiradores, ilustres portuenses por nascimento ou paixão: Jorge Gabriel, Jorge Nuno Pinto da Costa, Judite de Sousa, Manuel Sobrinho Simões, Pedro Abrunhosa e Sónia Araújo aceitaram escolher algumas das melhores histórias de Germano Silva sobre a cidade. A eles juntou-se Pedro Olavo Simões, que assim se torna, poderá dizer-se, no primeiro biógrafo oficial do autor.Mas como há ainda tanto a descobrir sobre o passado da cidade e tanto a aprender com as palavras do jornalista, que, “aos 85 anos, orienta passeios temáticos em que participam pequenas multidões, sofrendo estas para lhe acompanhar a passada”, aqui se apresentam também três textos inéditos do autor.Neste livro celebra-se mais do que o afecto que Germano tem pelo Porto. Celebra-se o incomparável afecto que os portuenses têm pelo Porto e por Germano. "



"Ela é a maior assassina que o seu mundo algum dia conheceu. Mas onde a conduzirão a sua consciência e o seu coração? Num trono de vidro, governa um rei com punho de ferro e alma tão negra como o breu. Celaena Sardothien, a Assassina de Adarian, venceu uma competição violenta e tornou-se no seu campeão. No entanto, Celaena está longe de ser leal à Coroa. Ela faz a sua vigilância em segredo; sabe que o homem a quem serve está vergado ao mal. Manter esta encenação mortífera torna-se cada vez mais difícil quando Celaena se apercebe de que não é a única que está à procura de justiça. Ao tentar desvendar os mistérios enterrados no coração do castelo de vidro, a sua relação com as pessoas que lhe são mais próximas sofre com isso. Aparentemente, todos questionam a sua lealdade — Dorian, o príncipe herdeiro; Chaol, o capitão da Guarda; e até mesmo Nehemia, a sua melhor amiga, princesa de um reino distante e com um coração rebelde. Mas numa terrível noite, os segredos que todos eles têm guardado conduzem-nos a uma tragédia indescritível. O mundo de Celaena é destruído e ela é forçada a abdicar daquilo que considera mais precioso e a decidir de uma vez por todas onde está assente a sua verdadeira lealdade... e por quem está disposta a lutar." 



"No final de um dia em que foi deixada – duas vezes – e em que matou acidentalmente um ganso, uma jovem mulher anseia por umas férias tropicais, longe do caos da sua vida. Porém, os seus planos são arruinados pelo filho surdo-mudo da sua melhor amiga, deixado ao seu relutante cuidado. Mas quando o rapaz escolhe os números sorteados num bilhete de lotaria, partem os dois numa viagem de carro pela Islândia, com o porta-luvas atulhado com parte do produto do seu jackpot. O que começa como uma aventura espontânea vai alterar, de modo inesperado e profundo, a forma como vê o passado e como planeia o futuro. «Neste livro, o leitor sente o calor do sol num país nórdico onde o sentimento é um sorriso palpitante, com dois corações. Um agudo e outro grave, esses corações escrevem a partitura de um livro táctil, arrebatador e tocante.» Paris Match." 








"Além da compilação das melhores consultas online dadas pelo Doutor G, este livro conta ainda com conteúdo inédito e original, e que só poderão ler aqui ou num PDF pirateado a circular pela internet. Com novas dúvidas e respostas nunca antes publicadas, esta enciclopédia sexual contém dicas de sedução, seja online, seja no mundo real, e um glossário que aumentará o vocabulário eloquento-javardo da população portuguesa e daquelas duas ou três pessoas do Brasil e Angola que vão comprar o livro porque têm um amigo português que lhes disse que era giro."









"Estará a União Europeia à altura das esperanças nela depositadas? Thomas Piketty é um observador atento dos aspectos económicos da nossa sociedade. Nada escapa à curiosidade nem à sagacidade deste professor universitário, que é não só um dos investigadores franceses mais reputados internacionalmente, mas também um crítico temido da cena política francesa. Seja a analisar os efeitos da crise financeira mundial ou a reforma do sistema de aposentações, a interpretar as opções governamentais ou os programas políticos, a dissecar os mistérios do imposto sobre a emissão de carbono ou as declarações de impostos de Liliane Bettencourt, existe sempre a certeza de que Thomas Piketty nunca se refugia no «politicamente correto». Considerado um dos melhores economistas da sua geração — na qual a concorrência é feroz — Thomas Piketty é, acima de tudo, um antidogmático enérgico, que tanto critica severamente a doxa liberal sobre a redução dos impostos, como censura os conformismos do seu quadrante político, a esquerda, que ao insistir em defender os seus princípios permite que a realidade lhe fuja debaixo dos pés. Defensor obstinado da redistribuição da riqueza, Thomas Piketty faz parte do grupo daqueles que actualmente fornecem as ferramentas para uma redefinição do projecto social-democrata." 



"Será que o Universo começou com um Big Bang? A luz é uma onda, uma partícula – ou ambas? Será que somos a causa do aquecimento global? É possível uma Teoria de Tudo? A ciência tornou possível a compreensão do mundo em que vivemos e os multiversos teóricos além dele, oferecendo avanços tecnológicos e alargando as fronteiras do conhecimento. Escrito numa linguagem simples, "O Livro da Ciência" está repleto de explicações curtas e concisas que evitam o jargão técnico, diagramas passo a passo que desembaraçam teorias complicadas, citações clássicas que tornam memoráveis as descobertas científicas e ilustrações espirituosas que melhoram e jogam com a nossa compreensão da ciência. Seja qual for a sua compreensão do assunto, quer seja um estudante interessado ou um cientista de sofá, vai encontrar muita coisa para o estimular neste livro." 






"Receitas simples e criativas para saborear com a família e amigos. Este é um livro de receitas práticas para serem partilhadas em diferentes ocasiões. Podem ser tradicionais, internacionais ou pouco convencionais, mas são todas elas pensadas ou escolhidas, de uma maneira geral, para serem rapidamente confeccionadas e com ingredientes acessíveis. Juntar a família e os amigos à mesa para petiscar é sinal de alegria, de festa, de momentos especiais. É desta forma que construímos memórias. É dar aos outros um pouco de nós. Há refeições que nunca mais esquecemos, não só pela comida em si, mas pelo ambiente, pelas pessoas que nos rodeiam, pelos sorrisos e pelas gargalhadas que partilhamos à volta da mesa."






"A autobiografia do maior vulto da televisão em Portugal. Tinha tudo para não ser o que é, mas é! Ao longo de umas centenas de páginas ilustradas com outras centenas de fotografias, Júlio Isidro conta de onde veio, o que tem feito, com quem se deu, e deixa em aberto para onde vai. Por essa razão esta autobiografia se chama "O Programa Segue Dentro de Momentos". Com uma escrita tão coloquial quanto a sua forma de se expressar na rádio ou em televisão, Júlio Isidro conta-nos estórias onde tantos dos seus leitores se irão também reencontrar. Fala de si, mas sobretudo recorda os artistas de todas as áreas com quem se tem cruzado neste já muito mais de meio século de ofício de comunicar. Num registo de algum sarcasmo saudável sobre si próprio, diz-nos que, sendo um artífice sério no seu trabalho, não se leva a sério nos efeitos secundários do vedetismo e do estrelato.Este livro não tem azedume, não acerta contas com ninguém, não transparece despeito e revela muito respeito pelos companheiros de estrada e pelo público." 



"O livro oficial da série da Natinal Geographic mais importante sobre Marte já realizada. Com prefácio de Ron Howard De todos os planetas no sistema solar, nenhum outro cativou a nossa imaginação colectiva como Marte, a próxima paragem na nossa jornada interplanetária através do cosmos. Naves espaciais já aterraram nele, transmitindo imagens inesquecíveis da paisagem árida e misteriosa que esperamos explorar dentro de alguns anos. Agora, para todos aqueles que anseiam saber mais, a National Geographic e o veterano jornalista espacial Leonard David trazem-nos uma exploração visual do nosso futuro em Marte. Como irão os humanos adaptar-se a uma gravidade inferior a um terço daquela que é sentida na Terra, a uma atmosfera com pouco oxigénio e aos níveis elevados de radiação com que o Sol bombardeia o planeta? Que género de habitações poderão ser construídas a partir dos materiais que encontraremos lá? Como iremos responder psicologicamente aos rigores da vida marciana - incluindo o conhecimento de que não poderemos viajar facilmente de volta a casa? E se encontrarmos lá vida? Companheira da inovadora mini-série televisiva homónima de seis episódios do National Geographic Channel, esta obra inteligente, estimulante e inspiradora desvenda as novas e corajosas ciências e tecnologias que lançarão a raça humana para o seu glorioso futuro interplanetário." 






"Começando por retratar a cultura de direita portuguesa dos anos 80 aos nossos dias, o autor debruça-se sobre os grandes pontos de clivagem que, pelo menos à superfície, continuam a dividir as culturas de esquerda e de direita em Portugal. Percorrendo diversas tendências contemporâneas como a proliferação do lifestyle e do trendy, a revisitação light do salazarismo, os livros de auto-ajuda e outras taras actuais, a sociedade portuguesa é apresentada como adversa a extremismos, realçando-se as muitas afinidades ocultas entre direita e esquerda — mais numerosas e profundas do que costumamos julgar."








"A História está repleta de personagens malditas cujos nomes nunca mais serão esquecidos. Venha descobrir porquê. Dos líderes sanguinários como Hitler e Nero aos pensadores que chocaram os seus contemporâneos, como Sade e Nietzsche. Dos chefes militares cuja ambição não tinha limites, como Napoleão e Hernan Cortés aos fanáticos religiosos como Torquemada e Bin Laden. Mas ainda há espaço para algumas figuras maquiavélicas dos nossos dias, como George W. Bush, Saddam Hussein ou Kissinger. E, claro, a História de Portugal não poderia ficar de fora, com nomes amaldiçoados cujas acções se sentem ainda hoje: de D. Sebastião, ao Marquês de Pombal e Salazar. "As Personagens Malditas da História", mais do que uma galeria impressionante de homens e mulheres cujos nomes nunca mais serão esquecidos, é um reflexo da sociedade, cultura e violência dos tempos em que viveram. Uma história da Humanidade em forma de pequenas biografias tão apaixonantes como inesquecíveis." 








"Mais de quarenta histórias natalícias da pena dos grandes clássicos portugueses dos séculos XIX e XX, escolhidas por Vasco Graça Moura: Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Fialho de Almeida, Raul Brandão, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, José Régio, Vitorino Nemésio, Gaspar Simões, Miguel Torga, Alves Redol, Sophia de Mello Breyner, Jorge de Sena, José Saramago, Natália Nunes, Maria Ondina Braga, Isabel da Nóbrega e José Eduardo Agualusa, entre muitos outros." 










"Passado mais de meio século, as ditaduras de Estaline e de Hitler, dois dos regimes mais destrutivos e letais de sempre, ainda assombram o nosso mundo. Em "Os Ditadores", Richard Overy tenta responder a algumas questões essenciais com que estes regimes nos deixaram: Como foram possíveis essas ditaduras? Como funcionavam? O que ligava de modo tão poderoso os ditadores e o seu povo? O resultado é um relato fascinante das diversas estratégias que Estaline e Hitler utilizaram para chegar ao poder, afirmar-se, expandir a sua influência e dominar os seus povos. Os Ditadores oferece-nos uma arrepiante análise de como o poder corrompe e de como pode ser corrompido pela vaidade de homens ambiciosos e sem escrúpulos." 







"A palavra impressa é uma ponte entre a infelicidade e o consolo. "A Descrição da Infelicidade" traz em si a possibilidade de a superar, escreve W.G. Sebald no prefácio deste livro. Acrescenta ainda que a reflexão sobre uma infelicidade consumada é também uma forma de resistência.Título inédito em Portugal, "A Descrição da Infelicidade" é uma apaixonante análise do ambiente psicológico e psíquico que antecede e condiciona a escrita austríaca protagonizada por grandes nomes como Stifter, Schnitzler, Kafka, Hofmannsthal, Canetti, Bernhard e Handke, entre outros; e da mediação da literatura – a ponte que a palavra impressa estabelece entre a infelicidade e o consolo." 







"O Islão político tem sido muitas vezes comparado a movimentos ideológicos do passado, como o fascismo ou a teocracia cristã. Será que essas analogias são válidas? Como pode o mundo ocidental de hoje responder aos desafios do Islão político? Assente numa abordagem original para responder a esta questão, John Owen compara a luta entre o islamismo e o secularismo a outros choques ideológicos ocorridos na história do Ocidente. Ao examinar os últimos conflitos – como foram apoiados por redes subterrâneas, como fomentaram o radicalismo e a revolta e como desencadearam intervenções estrangeiras e conflitos internacionais – o autor apresenta-nos uma perspectiva inovadora sobre o Islão político. Owen inclui na sua análise as origens e dinâmicas das lutas do século XX entre comunismo, fascismo e democracia liberal, sem descurar os conflitos religiosos dos séculos XVI e XVII e os antagonismos do final do século XVIII e XIX entre monarquismo e republicanismo. A síntese é um conjunto de ensinamentos que podemos extrair dos sucessos e erros destes conflitos do passado e aplicar no presente debate em torno do Médio Oriente, ajudando-nos a compreender as revoltas actuais no mundo muçulmano, de olhos postos na história da civilização ocidental e nas questões inquietantes associadas à ordenação das nossas sociedades." 



"Estar grávida do segundo filho nem sempre é fácil, e pode até revelar-se uma experiência mais complicada do que a primeira. Em cada etapa do processo (concepção, gravidez, trabalho de parto e parto), as vivências são diferentes. Aliás, não há gravidezes nem partos iguais – até para a mesma mulher – e este livro explica porquê. Não é muito comum abordar-se em profundidade o tema de uma segunda ou posterior gravidez, mas na verdade ter já um filho pode ter diversas implicações e tornar mais desafiante conseguir manter a harmonia familiar. Este livro fornece-lhe informações diversas que a ajudarão ao longo desta sua nova incursão pela maternidade e a orientarão na chegada de mais um membro à sua família. - Descrição dos procedimentos pré-natais e dos problemas mais frequentes - Conselhos para tratar de si e do bebé e para cuidar do seu filho mais velho - Sugestões para criar uma relação única com o seu bebé ainda no ventre - Formas de lidar com a rivalidade entre irmãos - Estratégias para optimizar o tempo de que dispõe." 



"Um sistema simples para ultrapassar a ansiedade generalizada e a preocupação crónica. «Se para si estar preocupado é uma espécie de hábito do qual não se consegue livrar, ou se a ansiedade é uma presença assídua na sua vida, então, este livro pode oferecer-lhe orientação e treino no ataque à ansiedade e na sua diminuição. (…)- Dá por si muitas vezes preocupado ao longo do dia ou da semana? - Pensa muitas vezes no pior que lhe podia acontecer a si ou àqueles de quem gosta? - Sente-se muitas vezes nervoso ou ansioso? - A ansiedade interfere com a sua capacidade para socializar, trabalhar, estudar ou ser pai/mãe ou companheiro/a? - A ansiedade e a preocupação fazem-no concentrar-se nas coisas negativas e sentir-se menos confiante em si mesmo ou com dúvidas em relação às suas decisões? - A preocupação e a ansiedade por vezes sufocam-no ou fazem-no sentir sem controlo? Se respondeu “sim” a algumas destas perguntas, então é provável que a preocupação e a ansiedade lhe estejam a causar problemas e stress. A abordagem comprovada deste livro tem como objectivo aumentar a sua capacidade de lidar com a preocupação e a ansiedade trazendo assim mais alegria à sua vida." 




"Está comprovado que o glúten tem efeitos adversos no bem-estar quotidiano, bem como efeitos nocivos na saúde a longo prazo. A sensibilidade e a intolerância ao glúten estão na origem de diversos problemas digestivos e de sintomas como obstipação, gases, fadiga crónica, e dores de cabeça e de articulações. Reduzir ou eliminar o glúten da sua dieta pode trazer benefícios consideráveis para a sua saúde e o seu bem-estar. Contudo, considerando que ele se encontra em tantos alimentos e ingredientes, como se pode ter uma alimentação rica e saborosa sem glúten? A resposta encontra-se em "Delícias Sem Glúten", com mais de 100 receitas irresistíveis de sopas, saladas, snacks, refeições completas, sobremesas e doces, tão deliciosos quanto saudáveis." 






"Está comprovado que a lactose tem efeitos adversos no bem-estar quotidiano, bem como efeitos nocivos na saúde a longo prazo. A sensibilidade e a intolerância à lactose estão na origem de diversos problemas digestivos e de sintomas como diarreia, gases, cólicas e dores inflamatórias. Reduzir ou eliminar a lactose da sua dieta pode trazer benefícios consideráveis para a sua saúde e o seu bem-estar. Contudo, considerando que ela se encontra em tantos alimentos e ingredientes, como se pode ter uma alimentação rica e saborosa sem lactose? A resposta encontra-se em "Delícias Sem Lactose", com mais de 100 receitas irresistíveis de sopas, saladas, snacks, refeições completas, sobremesas e doces, tão deliciosos quanto saudáveis."







  
"Há muitos livros sobre a pobreza: sobre as suas causas e sobre a forma de a combater. Alguns são certamente interessantes, mas não era sobre a pobreza em abstracto que a autora desejava escrever, mas sobre os pobres tais como ela os «descobrira», aos 16 anos, num bairro da lata onde as freiras do colégio que frequentava a levaram para que as meninas ricas, grupo a que pertencia, aprendessem a ser caritativas. O livro não se limita a falar dos pobres em Portugal. Outros países são referidos, tendo no final a autora concluído existirem quatro tradições no que a este problema diz respeito: a católica (Portugal), a jacobina (França), a aristocrática (Inglaterra) e a meritocrática (EUA). Apesar de baseada numa bibliografia longa, a obra tem um tom intimista, o que torna a sua leitura fascinante."






"Raros são os presentes que sensibilizam tanto os nossos amigos e a nossa família como aqueles que são feitos por nós próprios. Inspire-se neste livro profusamente ilustrado para cozinhar produtos deliciosos e transformá-los em ofertas, usando etiquetas personalizadas, embrulhos irresistíveis e apresentações surpreendentes. Sinta o verdadeiro espírito dos presentes que saem do coração e não ficam guardados no fundo de uma gaveta, mas sim no nosso paladar – e na nossa memória. Joana Roque partilha connosco cerca de 50 receitas que costuma preparar para oferecer às pessoas que lhe são mais próximas como presentes de aniversário ou de Natal, mas também para o Dia do Pai, o Dia da Mãe e outras ocasiões especiais. As compotas feitas com a fruta do pomar dos avós, a marmelada que enche a sua cozinha com um aroma especial, o azeite aromatizado que dá um toque único a qualquer prato, a granola caseira, o licor de canela, o preferido do seu pai, o curd de limão, as bolachas chupa-chupa, que fazem as delícias das crianças, ou a mistura de scones, ideal para um lanche de preparação rápida – e tantas outras sugestões, sem esquecer os seus já famosos cabazes de Natal... Para cada receita, Joana Roque apresenta-nos ideias originais e criativas de embrulhos, decorações e etiquetas, que tornam estes presentes ainda mais extraordinários." 



"Histórias Coloniais" descreve conflitos sociais significativos e determinantes nas antigas colónias portuguesas. Estes acontecimentos retratam a violência e a brutalidade de uma dominação colonial insensível aos problemas das populações e mostram, ainda, a forma como contribuíram para a formação da consciência nacionalista e como acabaram por acelerar o caminho para a independência dos territórios (ou para a sua integração nos países a que pertenciam). São oito os episódios, um por cada antiga colónia portuguesa, desenvolvidos pelos autores Dalila Cabrita Mateus e Álvaro Mateus neste seu livro póstumo. Algumas histórias são praticamente desconhecidas; outras, graças ao acesso a novas fontes encontradas pelos autores, têm aqui versões mais completas do que aquelas que até agora eram do conhecimento público. Neste livro, recuamos a épocas de vincada opressão colonial em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé, Goa, Macau e Timor-Leste, numa viagem ao passado que começa no final da década de 1920 e termina em meados dos anos 60, passando pelas vésperas do início da Guerra Colonial, com um dos acontecimentos mais sangrentos e simultaneamente obscuros da presença portuguesa em África: o massacre nos campos de algodão da Baixa do Cassanje, em Angola."




"Num registo a que já nos habituou, Mário Cordeiro fala de um tema sensível, mas o qual é urgente discutir: os adolescentes e a droga. Partindo de casos clínicos reais e relatando vivências e experiências, o autor convida o leitor a compreender este submundo cada vez mais complexo, através de diversas viagens com toxicodependentes e com pais, educadores e profissionais portugueses e estrangeiros envolvidos nesta problemática. Todos os anos surgem novas drogas, juntando-se àquelas que afectam tantos jovens e tantas famílias. É preciso conhecer estas drogas, saber como actuam, os nomes pelas quais são conhecidas, os efeitos que têm, seja quando proporcionam bem-estar, seja quando destroem a pessoa. Numa linguagem prática e direta, que vai ao encontro das dúvidas dos adolescentes, mas também dos pais e educadores são abordados temas como a cannabis, as drogas sintéticas, a “droga da violação”, o LSD e outros alucinogénios ou o ecstasy, entre outras. As drogas vieram para ficar e vão, nos tempos mais próximos, causar a deterioração da saúde de muitas pessoas. Algumas, muitas, vão morrer por sua causa. Só estando bem informados, de maneira isenta, verdadeira e rigorosa, poderemos acertar as estratégias individuais e colectivas, de modo a que as escolhas se baseiem em decisões responsáveis, tendo em vista o próprio, os outros e a comunidade em geral. Neste livro abordam-se ainda o debate sobre a legalização das drogas, as leis europeias e portuguesas ou a questão do álcool. Sem assumir atitudes moralistas ou de condenação, são apresentados factos e protagonistas, e verdade científica, com menção a algumas estratégias e programas que se revelaram eficientes. A cada um a sua escolha, mas que seja a escolha certa em termos de saúde física e mental – a ajuda pode estar neste livro. Para que não restem dúvidas e se discuta abertamente este tema, porque mais vale prevenir do que tratar." 







 “Está lá?”. Identifiquei-me e surgiu o habitual e agradável cumprimento: “Como vai a menina e moça?”. (…) Foi assim entre a História e a Geografia de Portugal e do Mundo que decorreram 30 minutos de conversa, chegou a hora de nos despedirmos, trocámos o habitual bem-haja e… até ao próximo contacto!"

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%