segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

0

Livro: Histórias Inesquecíveis 2




Título: Histórias Inesquecíveis 2
Sub Título: As melhores histórias da literatura universal contadas aos mais novos
Autor: Alessandro Baricco (Ed.)
Editor: Nuvem de Letras
Edição ou reimpressão: 2016
ISBN: 9789896651473 

SINOPSE

As melhores histórias de sempre contadas aos mais novos. Neste segundo volume, reúnem-se cinco autores de renome internacional e de enormíssimo talento. Cinco histórias que revelam como é diversa, complexa e bela a Humanidade - e que, por isso, não devem nunca ser esquecidas. Porque um dia sem ler é um dia perdido.

Opinião
(Roberta Frontini)

A minha paixão por este livro começou no dia em que o vi pela primeira vez. Abri o pacote, e lá estava ele. Lindo de morrer. Capa dura de cores sóbrias e belas ilustrações. Sim, foi amor à primeira vista. Afinal este tipo de amor existe. Existe sim porque eu experimentei-o!
Depois abri-o.. e aquele livro com cheiro a nova inebriou-me. E depois vi-as.. aquelas ilustrações maravilhosas que acompanhavam o livro... mas que se iam alterando. Claramente estas ilustrações não eram todas do mesmo autor. Mas afinal que livro é este? O que estava eu a manusear? E assim... comecei a devorá-lo e a tentar compreender o que tinha nas mãos.

Este é um livro para crianças.. E apesar de eu achar que este livro é extremamente importante para elas, também acho que é um livro perfeito para adultos. Trata-se de um projecto em colaboração com duas entidades (A Escola de Holden e A Biblioteca di Repubblica l'Espresso).

Este projecto foi idealizado e organizado por Alessandro Barrico, um autor que tenho em grande estima (bolas, eu sou italiana, adoro autores italianos não posso fazer nada contra isso). Este autor teve então a ideia de pegar em obras muito importantes e em transformá-las em textos para crianças, acompanhadas por estas ilustrações maravilhosas.
Neste 2º volume temos, então, as seguintes histórias:

Gilgamesh
Por acaso este ano já li um livro que se inspirava na história de Gilgamesh. Esta obra foi adaptada por Yiyun Li e ilustrada por Marco Lorenzetti. O traço do ilustrador, assim como as cores que ele usa, apaixonaram-me.

O Nariz
A adaptação deste conto era o que maior curiosidade me suscitava. Isto porque quem o adaptou foi Andrea Camilleri, um autor siciliano como eu, de quem tenho a maior estima não só como autor (escreveu algumas das obras mais lidas em Itália), mas como pessoa. Gosto imenso de ver entrevistas dadas por ele pois é um senhor muito sabedor e culto.
Maja Velija foi quem fez as ilustrações que são relativamente mais realistas e sóbrias que as de Lorenzetti.

Rei Lear
Adaptado por Melania G. Mazzucco, mais uma autora italiana mas que, infelizmente, não conheço. As ilustrações são de Emanuela Orciari. As ilustrações também são mais bonitas mas talvez mais "pesadas". A escolha de cores está fenomenal.

Cyrano de Bergerac
Stefanno Benni foi o escritor escolhido para a adaptação desta obra.
Miguel Tanco ilustrou. As ilustrações também estão bonitas e o Cyrano está muito bem representado.

Os Noivos
Tenho esta obra para ler em italiano, mas ainda não tive coragem de a ler. Isto porque sinto que é daquelas leituras que me vai tomar imenso tempo. Quem a adaptou, neste caso, foi o grande Umberto Eco, que dispensa qualquer tipo de apresentações.
As ilustrações voltam a ser de Lorenzetti que, neste caso, as torna mais reais que na primeira história.

No final de cada adaptação, o autor responsável pela adaptação (ou o editor) escreveram um pequeno texto que conta a sua relação com a mesma, onde tece um pouco da sua relação com a obra e onde conta a origem da mesma.

Um livro soberbo que adorei conhecer. 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%