segunda-feira, 5 de agosto de 2013

2

Livro: Nós, Vida




Autor: Álvaro Cordeiro
Editora: Livros de Ontem ou aqui - http://www.livrosdeontem.pt/
Ano: 2013
Páginas: 248
Género: Romance

Sinopse:
Nós. Vida. Ivo tem cinquenta anos e é médico. Lara é a sua mulher, são casados há vinte e quatro anos. Rico é escritor e tem a idade de Ivo. Max, Míria e Milo são irmãos, com idades descendentes pela ordem indicada, sendo Max o mais velho, com vinte e um anos. Nora, Dino e Túlio parecem ter a idade de Max, embora Túlio seja mais velho nas dores da existência e Nora mais nova na pureza dos sonhos. Anísia, Lígia e Narda já passaram os vinte e cinco anos, cada uma de maneira diferente. E Nina, quem é?... Vivem todos na cidade dos homens, que é o único espaço que conhecem onde seja possível existir. Mas vivem todos também num outro espaço, mais interior. Ainda que, porventura, nem todos tenham consciência disso, porque desconhecem que seja possível ser fora da existência. Ou para além dela. Este livro é sobre eles, sobre a vida deles, o que significa que não é sobre nada disto. É sobre a vida. É sobre nós.

A opinião:
Este livro foi uma agradável surpresa e é uma verdadeira ODE ao amor! O autor tem uma escrita muito própria... peculiar por vezes... e fenomenal! Este foi dos livros mais bem escritos que li nos últimos tempos. O autor foi fabuloso ao longo de todo o enredo.

Um livro pode ser bom pela sua história, mas não apresentar uma grande escrita. É o que acontece, a nosso ver, com uma das minhas autoras favoritas: Agatha Christie. Por vezes, pode até ser um livro muito bem escrito, mas a história ser intragável, ou não ter nexo, ou simplesmente não nos interessar. Neste livro, reúne-se uma boa história com uma escrita maravilhosa. Nunca me cansarei de elogiar esta escrita. Álvaro Cordeiro deixa-nos embasbacadas com simples descrições que faz de temas, diálogos, personagens... ou simples objectos quotidianos, como um mero cigarro.

Neste livro encontramos uma infinidade de personagens que se vão entrecruzando ou encontrando ao longo de todo o enredo. São exemplo delas:

Lara - A mulher de Ivo que vive permanentemente a perdoar as infidelidades do marido;
Anísia - Uma das amantes de Ivo;
Rico - Escritor que se apaixonou por uma mulher com a qual não chegou a privar e que se transformou na sua musa inspiradora;
Dino - Namora com Nora, mas Míria (a ex-namorada com quem partilhou 2 anos da sua vida) habita-lhe frequentemente o pensamento;
Milo - Sonha com uma mulher, Nina, e é atormentado por ela. Quem será?
Max - O rapaz que faz tudo desenfreadamente na esperança de não apanhar uma seca...

Estas são apenas ALGUMAS das personagens que irão conhecer no livro, ao som do dedilhar de guitarra de Túlio, um apaixonado pela música.

Apesar de a escrita ser inteligente e intrincada, desengane-se o leitor se achar que irá ter dificuldades em a entender. O livro tem muitos diálogos e proporciona uma leitura agradável e "rápida". A contribuir para isto está o facto de a maior parte do livro ser constituída por diálogos entre as várias personagens, que são coerentes e concisas ao longo de toda a obra.

UM LIVRO A NÃO PERDER!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Bom dia.
    Adorei a crítica e fiquei com tanta, tanta vontade de ler este livro!
    Vai ser uma das minhas próximas aquisições, de certeza!
    Beijocas e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa:
      Obrigada nós pelo seu comentário.
      Este é MESMO daqueles livros que VALE A PENA!
      O autor escreve de forma soberba! Se tiver oportunidade, não deixe de o ler.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%