segunda-feira, 11 de agosto de 2014

0

Livro: Trevas de Luz (Richard Zimler)



Autor: Richard Zimler
Páginas: 195
Editora: Quetzal Editores
Título Original: Angelic Darkness

Comecei a leitura deste livro com as expectativas muito elevadas. É o que acontece quando começamos um novo livro do nosso escritor favorito, e eu penso que vocês já devam estar fartos de me ouvir falar em Richard Zimler (vejam a entrevista que lhe fizemos aqui). Tenho por ele uma enorme admiração e acredito que é dos autores portugueses contemporâneos mais brilhantes!


Assim, quando comecei a ler este livro estranhei a escrita e a temática. Pensei para mim mesma "Ok.. isto não é nada do que estava à espera". De facto, a história é diferente do que esperava e a temática também. Não foi fácil entrar nesta obra como foi até agora nos outros livros.

Até que, a certa altura, chegou aquele momento...! Aquele momento que eu já identifico em mim quando leio as obras dele... aquele momento em que começo a ficar completamente obcecada pela obra e em que só penso em virar a página e ler mais e mais. Comecei a ficar muito intrigada com a historia das personagens. E claro, mais uma vez, fiquei fascinada pela escrita exemplar, brilhante e perfeita deste fantástico escritor português. 
E assim, mais uma vez, Richard Zimler não me desiludiu, trazendo através deste "Trevas de Luz" uma história completamente diferente da dos outros livros de que já vos falei neste blogue ("O último cabalista de Lisboa"; "Goa ou o Guardião da Aurora"; "Meia-Noite ou o Princípio do Mundo"; "À Procura de Sana"; "Os Anagramas de Varsóvia").

Apesar de, à primeira vista, me ter parecido que este livro nada tinha de igual aos outro, com a leitura, encontrei o fio condutor. Aquele que liga todas as suas obras. Esse fio, é o mistério. O mistério está sempre presente nas suas obras... assim como está sempre presente nas nossas vidas. O mistério, é o que me faz apaixonar pelos seus livros.

Aqui, nesta obra, entramos na mente de uma personagem, e viajamos no seu mais íntimo.
Um livro que me encheu as medidas, que me fez querer ler sem o pousar! No entanto, comparativamente aos outros, não é dos meus preferidos. Prefiro todas as obras que li dele anteriormente, mas este é daqueles que, quem conhece os livros do escritor, vai querer adicionar à lista "A ler".

Sinopse
Bill é um jornalista entediado que vive em San Francisco e que trabalha num pequeno jornal. Quando Alexandra, a sua mulher, deixa definitivamente a casa de casal, é a vida de Bill que desmorona. O terror de morar sozinho, o medo de passar a dividir a casa com a lembrança corrosiva dos pais e com uma multidão de fantasmas infantis, agora tão crescidos quanto ele, empurram Bill para o desespero. Acaba por conhecer Peter, um misterioso funcionário do consulado brasileiro que cresceu numa colónia portuguesa de África e morou algum tempo no Brasil. Um ser perturbador, com histórias inacreditáveis e capacidades especiais. Agora Bill tem de escolher: pode embarcar com o improvável Peter numa viagem libertadora ou continuar a viver no porto seguro e ilusório da sua vida.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%