segunda-feira, 23 de março de 2015

0

Livro: Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas (Ricardo Adolfo)






Ficha Técnica

Autor: Ricardo Adolfo
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 200
Editor: Alfaguara Portugal (chancela da Objectiva)
ISBN: 9789896720056




Sinopse

Brito é imigrante ilegal numa cidade que não conhece e cuja língua não fala. Um domingo à tarde, depois da volta das montras, perde-se a caminho de casa com a mulher e o filho pequeno. E como acredita que para tomar uma decisão acertada tem de fazer o contrário daquilo que acha que está correcto, o regresso a casa revela-se impossível. Depois de uma noite na rua, Brito percebe que se não pedir ajuda pode ficar perdido para sempre, mas se o fizer pode arruinar o sonho de uma vida nova. Em pouco mais de vinte e quatro horas, Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas explora o que é viver imigrado dentro de si mesmo - mais difícil do que qualquer exílio.



Opinião

O primeiro contacto que tive com Ricardo Adolfo foi através de um conto que estava tão hilariante e tão bem escrito, que me fez querer ler outras coisas do autor (podem ver o meu post sobre esse conto aqui). 
Por isso mesmo as minhas expectativas estavam ao rubro e penso que teve influência na minha leitura. Estava sempre à espera de ser arrebatada. 

Inicialmente a leitura custou a entrar (lembram-se da máxima "primeiro estranha-se depois entranha-se" certo?). Foi precisamente isso que aconteceu aqui. Lembro-me que tive de reler a primeira página umas 3 vezes para conseguir entrar no modo de escrita. A questão é que o autor não é convencional na forma de escrita, especialmente nos diálogos, escrevendo-os como as personagens falariam (por exemplo, "vêm práqui". Ou seja, quando lemos um diálogo, estamos a ler precisamente como a personagem falaria e não da forma mais convencional. Se no início isso me preocupou, com o tempo achei-a uma opção muito inteligente por parte de Ricardo Adolfo. Falo-vos disto porque conheço pessoas que desistiram da sua leitura por causa desta questão, e não quero que isso aconteça convosco. Vale muito a pena lerem este livro. Não desistam.

Ricardo Aldolfo fez-me rir imenso com a sua crítica à sociedade, e revi-me em imensas coisas! Hilariante, acutilante, magistral, por vezes até cruel, este livro reflecte sobre várias das dificuldades que os imigrantes podem passar em terras longínquas, e tenho a certeza que cada um de vocês se irá rever em várias das situações/pensamentos/ideias que este livro faz questão de mostrar, mesmo que não morem no estrangeiro. O autor consegue, então, entregar-nos neste livro, uma série de mensagens poderosas, ao mesmo tempo que nos conta uma história divertida e nos apresenta personagens com as quais é muito fácil empatizar. Vale a pena lerem!

Roberta Frontini

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%