segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

0

Evento: À conversa com Mário Cláudio (Livraria Arquivo - Leiria)


À conversa com Mário Cláudio (Livraria Arquivo - Leiria) 


No passado dia 20 de Fevereiro de 2016 a livraria Arquivo de Leiria teve, à conversa, Mário Cláudio (pseudónimo do escritor português Rui Manuel Pinto Barbot Costa). 
O mote do encontro era a apresentação do novo livro, Astronomia. No entanto, foi muito mais enriquecedor. 

Mário Cláudio falou sobre a questão da pedofilia  que é um dos temas abordados no seu novo livro. Abordou a questão também sobre o ponto de vista da mediatização e da importância de ensinarmos as crianças a se defender sem, no entanto, dramatizarmos demasiado, o que pode levar a que a criança não tenha um desenvolvimento feliz.

Falou ainda da importância da compaixão que é totalmente diferente da complacência.

Também deu a conhecer o seu interesse pela Astronomia e o facto curioso de tantos signos comuns terem características comuns.

Houve ainda tempo para se relembrar Humberco Eco, recentemente falecido, e que falava no facto de as notícias que constantemente se focam num determinado parâmetro de notícias e que massivamente tratam alguns dos temas mais polémicos e que conseguirão trazer mais audiências, relegando outras notícias importantes para segundo plano.

"Nós todos somos um bicho muito cruel, e a forma como tratamos os animais, por exemplo, é indiciário da nossa crueldade". 

E tomando esta frase como mote, acabou por referir a perversidade das touradas.

No entanto, isto foi muito mais do que uma apresentação. Como vos disse, foi uma conversa, e o que mais gosto destes encontros é a interacção que se cria entre os leitores e o autor convidado. Um dos leitores, por exemplo, pergunto ao escritor qual o livro que mais o marcou. A resposta? "Em busca do tempo perdido" de Marcel Proust, um escritor dos escritores.

Relativamente à obra Astronomia, trata-se de uma obra com um percurso de vida. Um livro composto de 3 partes. É a história de um homem que analisa a sua vida como se analisasse o firmamento. 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%