quinta-feira, 16 de março de 2017

0

Livro: A História Secreta de Twin Peaks



Título Original: The Secret History of Twin Peaks
Ano de Edição: 2016
Género: Mistério
Autor: Mark Frost
Editora: Suma de Letras

* Por Mariana Oliveira *

No ano passado tive a oportunidade de ficar a conhecer a história de Laura Palmer, personagem celebrizada numa série televisiva de sucesso da década de 90. Por isso mesmo, quando tive a oportunidade de aprofundar a misteriosa história de Twin Peaks, a cidade onde decorre toda a trama, dizer que fiquei entusiasmada seria um eufemismo!

Sinopse:
“Twin Peaks, a mais icónica cidade da televisão, guarda muitos mais mistérios para além do assassinato de Laura Palmer. O co-criador da série, Mark Frost, revela-nos nesta magnífica obra a vida desta aparentemente tranquila cidade. Seja testemunha dos segredos e mistérios que envolvem Twin Peaks. Conheça em primeira mão toda a informação confidencial e acompanhe a analista do FBI, Tamara Preston, na descoberta da história secreta de Twin Peaks.”

Opinião:
Eu simplesmente adoro livros cujo conteúdo tenha uma apresentação fora do habitual. Foi isso que aconteceu com o “Illuminae” que li em 2016 e acabou por ser a minha leitura favorita do ano.
Em “A História Secreta de Twin Peaks” é-nos apresentado um dossier misterioso que foi encontrado pelo FBI e é a agente Tamara Preston quem fica incumbida de o analisar.  
Logo desde início somos confrontados com inúmeras questões:

Quem escreveu este dossier?
Qual o seu propósito?
Quem é a misteriosa pessoa que se intitula de Arquivista e que deixou vários comentários ao longo do dossier?

Todas estas questões e muitas mais são-nos apresentadas e deixaram-me cheia de curiosidade logo na primeira página. Assim, aventurei-me nesta leitura repleta de recortes de jornais, entradas de diários, relatórios confidenciais do FBI, fotografias e muito, muito mais para descobrir a origem misteriosa da cidade de Twin Peaks.

Esta foi uma leitura desafiante na medida em que percorremos um espaço temporal longo, ficando a conhecer várias personagens que se cruzam das mais diversas formas. 
Toda a história está envolvida em misticismo e teorias da conspiração. Desde maldições de povos indígenas até avistamentos de OVNIs, neste livro todos parecem suspeitos e os mistérios adensam-se.
Ler este livro acabou por ser um interessante desafio visto que o elevado número de intervenientes, as suas relações e os mistérios constantes me fizeram sentir uma verdadeira detective a par de Tamara Preston, tentando descortinar o real do imaginário e distinguir a verdade da mentira.

Aquilo que mais me surpreendeu nesta obra foi a incrível capacidade do autor de usar acontecimentos, locais e personagens verídicos na sua história de uma forma tão convincente e tão bem elaborada que dei por mim em diversas vezes a tentar perceber o que seria real e o que seria fictício. Ainda agora tenho dúvidas em relação a alguns aspectos e sinto vontade de pesquisar mais sobre o assunto para perceber quantos factos verídicos é que foram brilhantemente introduzidos nesta história.

O único aspecto que lamento relativamente à trama foi o pouco desenvolvimento que foi dado ao mistério de Laura Palmer: várias personagens envolvidas no caso são abordadas contudo muito pouco é acrescentado ao caso. O grande foco do livro é mesmo a cidade de Twin Peaks e Laura Palmer e o seu cruel assassinato são algo secundários aqui.

Contudo, com detalhes ou não sobre Laura Palmer, este tipo de livros construídos de uma forma tão original consegue sempre conquistar-me. Como dizem os ingleses: this is my cup of tea!!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%