Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

0

Entretenimento: LUISA SOBRAL; JESSIE J; KIESZA; CECILIA BARTOLI; DIANA KRALL; CHERRY; PAULA FERNANDES; QUEEN; RITA REDSHOES; LIKE US; XANA TOC TOC; ANA CLÁUDIA; STEREOSSAURO; KEEP RAZORS SHARPS; XINOBI; AVICII; TOKIO HOTEL; MARIA DE MEDEIROS; PEDRO ABRUNHOSA; MAU; PEDRO E OS LOBOS


Novidades no mundo da MÚSICA

LUISA SOBRAL - "Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa" é o novo disco e chega em Novembro - "Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa" já se encontra em pré-venda no iTunes "João" é o primeiro single Chegou hoje às rádios e a todas as plataformas digitais o single de avanço de "Lu-Pu-i-Pi-Sa-Pa". "João" pode ser ouvido aqui , sendo esta também a canção que os fãs recebem imediatamente ao fazer a encomenda da versão do álbum no iTunes , especialmente masterizada em áudio de alta qualidade (MFiT). "Este álbum fala sobre episódios da minha infância, alguns vividos por mim, outros por amigos ou crianças da minha escola. Todas as canções têm uma imagem associada: O recreio, a hora de almoço, a porta da escola, o campo de futebol onde jogávamos ao "mata", e várias outras que me ficaram na memória", explica Luisa a propósito de "Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa". O título do disco remonta a uma linguagem usada na infância de Luisa Sobral e, com certeza de muitos dos seus fãs: a língua dos pês. "Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa" chega às lojas no dia 3 de Novembro e é o terceiro álbum de estúdio de Luisa Sobral. A artista confessa: "Queria escrever canções para os pais ouvirem com os filhos. Para ser o disco que toca no carro a caminho da escola, enquanto as crianças ainda estão rabugentas e os pais meio ensonados. Para ser o cd das viagens de férias e cantarem todos juntos quando já estão entediados por parecer que a viagem não chega ao fim", continua. "Os discos que ouvi nestas situações marcaram-me bastante. Não tenho essa prepotência. Só gostava que fosse um disco para as famílias ouvirem juntas."

JESSIE J - Single "Bang Bang" escala os tops e antecipa novo álbum da cantora "Sweet Talker", terceiro disco de Jessie J, chega às lojas em outubro "Bang Bang" é o single de avanço para o terceiro álbum da britânica Jessie J. O tema, com a participação das cantoras Ariana Grande e Nicki Minaj, bateu já a marca de um milhão de singles vendidos e está nos lugares cimeiros da tabela pop de airplay das rádios norte-americanas. No Reino Unido, o tema está ainda em pré-venda no iTunes, mas está já no top 15 na lista de airplay das rádios. Ainda no que ao terreno britânico diz respeito, Jessie J será capa da edição de novembro da Cosmopolitan e estará na capa do número de dezembro da InStyle. "Bang Bang" estreou-se no final de julho no mercado norte-americano, tendo chegado na primeira semana a número 6 da tabela Billboard Top 100, dedicada às novidades musicais mais quentes do momento. "Sweet Talker" será composto por 12 canções na sua edição convencional, sendo que uma edição ‘deluxe’ do trabalho terá três outras faixas. O rapper 2 Chainz e os míticos De La Soul são alguns dos convidados do disco para além de Ariana Grande e Nicki Minaj.

KIESZA - "Sound of a Woman" é o álbum de estreia e chega a 20 de outubro - Disco integra "Hideaway" e está em pré-venda no iTunes "Sound of a Woman" é o álbum de estreia da canadiana Kiesza e chega às lojas a 20 de outubro. O disco, de 13 canções, foi antecedido por "Hideaway", vídeo que tem mais de 100 mil visualizações no YouTube e que no começo do ano entrou para número um nas tabelas de vendas britânicas, sendo o tema de estreia que mais vendeu em 2014. Este disco está em Pré-venda no Itunes desde o dia 22 de Setembro e tem download imediatos dos temas "Hideaway", "Giant In My Heart", "What Is Love", "So Deep and Bad Thing" numa 1º fase e depois, a 7 de Outubro, "The Love". "Fresca" e "vital", diz o The Evening Standard, Kiesza já atuou nos Estados Unidos nos programas televisivos de David Letterman e Jimmy Kimmel, preparando-se para apresentar o seu disco também no programa de Ellen Degeneres. "Hideaway", a canção que apresenta "Sound of a Woman", atingiu o lugar cimeiro de vendas no iTunes em 14 países e recebeu elogios de publicações como a influente Pitchfork. O tema, escreveu a publicação, junta um "brilhante e distinto sentir eletro" a um ritmo de dança que poderia ser da década de 1990, sempre guiados pela característica voz de Kiesza. Em novembro, a cantora estará na Europa para alguns concertos: Bruxelas, Amesterdão, Berlim, Londres e Manchester são algumas das cidades que receberão a canadiana.

CECILIA BARTOLI - Gravações inéditas recolhidas em São Petersburgo chegam a disco - O novo álbum de Cecilia Bartoli, uma das principais artistas contemporâneas ligadas à música clássica, chega a 13 de outubro. O disco, intitulado "St. Petersburg", inclui gravações inéditas escondidas, até agora, no arquivo Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia. São 11 músicas que se encontravam perdidas há mais de 200 anos e que Bartoli registou agora. A cantora lírica mezzo-soprano celebra neste trabalho uma época dourada para a ópera na Rússia, quando três imperatrizes, entre 1730 e 1796, voltaram-se para a Europa, e em concreto para Itália, para enriquecer a vida cultural na Rússia. Estas três mulheres – Anna Ioannovna, Elizaveta Petrovna e Catherine II – provaram ser politicamente vanguardistas e musicalmente aventureiras, como revela agora Cecilia Bartoli. "St. Petersburg" celebra não apenas estas três mulheres mas é também uma homenagem aos compositores de então do regime político russo: Francesco Araia (1735-59), Hermann Friedrich Raupach (1759-61), Vincenzo Manfredini (1761-63) e Domenico Cimarosa (1787-91). No disco, a soprano italiana explora a música de Agostino Steffani juntando-se a I Barocchisti e Diego Fasolis, com quem trabalhou nos seus dois últimos álbuns. Ao longo das últimas duas décadas, Cecilia Bartoli tornou-se, incontestavelmente, uma das principais artistas da música clássica. Os seus papéis em óperas, os seus concertos e projetos discográficos - lançados em exclusivo pela Decca - são aguardados, ansiosamente, em todo o mundo. O enorme sucesso dos seus registos a solo, como "The Vivaldi Album", "Italian Arias by Gluck", "The Salieri Album", "Opera Proibita", "Maria", "Sacrificium" e "Mission", reflete-se em vendas extraordinárias, que a colocam, em definitivo, na posição da mais bem-sucedida artista clássica da atualidade, com mais 10 milhões de exemplares vendidos dos seus trabalhos em CD e DVD. Cecilia Bartoli foi também já distinguida ao longo da sua carreira com diversos prémios, entre os quais se contam cinco galardões Grammy, dez prémios ECHO e seis prémios Gramophone, tidos como os Óscares da música clássica.

DIANA KRALL - CANCELA TOUR DESTE OUTONO POR MOTIVO DE DOENÇA "WALLFLOWER", O NOVO ÁLBUM, SERÁ AGORA EDITADO A 02.02.2015 -  Devido a complicações surgidas após um caso de pneumonia, Diana Krall viu-se obrigada a adiar a data de edição do seu novo álbum, assim como a digressão deste Outono nos EUA. "Wallflower", o novo álbum da pianista e cantora de jazz, vencedora de cinco prémios Grammy, tinha edição agendada para 13 de Outubro e a "Wallflower World Tour" arrancaria em Phoenix, EUA a 7 de Novembro. "Wallflower" será editado a 2 de Fevereiro de 2015 pela Verve Records. A condição clínica de Diana Krall agravou-se, impossibilitando a cantora de viajar ou fazer qualquer tipo de promoção num prazo de seis semanas a dois meses. Krall está extremamente desiludida por ter de anunciar esta decisão mas também consciente de que, seguindo o conselho dos seus médicos, esta é a única decisão possível de modo a assegurar a sua total recuperação. "Estou realmente triste por ter de adiar a edição do meu novo álbum "Wallflower" e a "Wallflower U.S. Fall Tour" para o próximo ano. Tenho batalhado com um caso de pneumonia grave e as ordens dos médicos são para descansar nas próximas seis semanas de modo a recuperar as minhas forças e saúde. Atuar é um privilégio e uma alegria para mim. Quando subo ao palco gosto de ser capaz de dar tudo o que posso. Tirar este tempo para recuperar vai-me permitir fazer isso novamente. É muito frustrante ter acabado o disco e não ser capaz de vos dar o meu melhor. Muito obrigada pela vossa compreensão." - Diana Krall As novas datas da "Wallflower World Tour" serão anunciadas nas próximas semanas. Para mais informação visitem www.dianakrall.com

CHERRY - ANUNCIA DATA E CAPA DE "LONDON EXPRESS" -  A apaixonante voz revelação nasceu em Lisboa, mas vive e trabalha actualmente em Londres. O disco é uma colecção de 11 canções, 11 histórias sobre mulheres (reais e do nosso imaginário), contadas e cantadas numa pop melódica, composta de momentos alegres e melancólicos, abertos a interpretações. O primeiro cartão de visita do disco, "Five Knives", já tem vídeo, faz parte da banda sonora da novela O Beijo do Escorpião (TVI) e entrou em airplay em diversas rádios nacionais. (Vejam a entrevista que a Cherry deu a o FLAMES aqui)


PAULA FERNANDES - Novo disco a 6 de Outubro EXCLUSIVO NO MEO MUSIC - Disco de duetos com Shania Twain, Michel Teló, entre muitos outros. Edição Portuguesa conta com participação de Anselmo Ralph e Mickael Carreira. Paula Fernandes, uma das maiores figuras da música brasileira contemporânea, edita a 06 de Outubro o seu novo álbum. "Encontros pelo Caminho" que poderá ser escutado, em exclusivo, no MEO Music a partir de hoje (aqui), integra duetos com artistas internacionais como Shania Twain, Michel Teló entre muitos outros e conta com duas surpresas para o mercado português: um dueto com Anselmo Ralph, "Pássaro de Fogo", e um outro com Mickael Carreira, "Eu sem Você". O trabalho junta duetos de sucesso de toda a carreira da cantora, casos de "Não Precisa", com Victor e Leo, "Pegando Lágrimas", com Chitãozinho e Xororó, "Criação Divina", com Zezé di Camargo e "Se Tudo Fosse Fácil" com Michel Teló. Aos clássicos do repertório de Paula Fernandes juntam-se duetos inéditos, como são exemplo os temas com Anselmo Ralph e Mickael Carreira, que também serão editados internacionalmente numa versão digital. Paula Fernandes tem regresso marcado para Portugal para 07 de Novembro e 08 de Novembro. Na primeira data, a cantora atua no MEO Arena, em Lisboa, tocando no dia seguinte no Multiusos de Guimarães.

QUEEN - "Queen Forever" chega a 10 de novembro e traz inéditos com Freddie Mercury Colaboração com Michael Jackson é uma das novidades do disco Três faixas nunca antes editadas com o falecido cantor Freddie Mercury são o destaque maior de "Queen Forever", novo disco do icónico grupo britânico, que chega às lojas a 10 de novembro. Entre as novidades do disco encontra-se "There Must be More to Life Than This", composição originalmente lançada em 1985 no primeiro álbum a solo de Freddie Mercury, "Mr. Bad Guy". A faixa surge agora numa versão inédita gravada com Michael Jackson, resgatada das sessões de gravação de "The Works", álbum de 1984 dos Queen. "Queen Forever" junta êxitos a canções menos conhecidas da banda que recebem aqui novas versões. "São coisas que juntámos ao longo dos anos e que são mais representativas do nosso crescimento enquanto banda, não são só os nossos grandes clássicos", diz o guitarrista Brian May sobre a novidade dos britânicos. "Queen Forever" estará disponível numa edição normal, com 20 faixas, e numa edição ‘deluxe’, de dois CDs, que trará 36 canções do icónico grupo de Freddie Mercury e Brian May. O registo pretende celebrar o extraordinário legado de uma das mais influentes bandas rock do mundo. William Orbit, prestigiado produtor que já trabalhou, por exemplo, com Madonna e Robbie Williams, produziu a nova versão de "There Must be More to Life Than This", gravada originalmente no começo da década de 1980 com Michael Jackson e nunca antes escutada. "Quando ouvi a música pela primeira vez no meu estúdio abri um tesouro providenciado por alguns dos melhores músicos de sempre. Ouvir a voz de Michael Jackson foi emocionante. Tão viva, tão fresca, tão pungente, foi como se estivesse no estúdio a cantar ao vivo. Com a faixa a solo do Freddie Mercury na minha mesa de mistura, o meu apreço por este dom deu-se a um nível ainda mais elevado", diz Orbit sobre o seu trabalho para a faixa. Outra das novidades de "Queen Forever" é "Let Me in Your Heart Again", composição de Brian May escrita originalmente para o disco "The Works" mas que não foi completa então. É um tema onde a voz intemporal de Freddie Mercury se destaca e ao qual foram acrescentadas novas partes de guitarra e coros de May e Roger Taylor (baterista). A terceira nova canção, "Love Kills", foi composta por Mercury e o produtor italiano Giorgio Moroder. A faixa foi inicialmente gravada para uma banda-sonora concebida por Moroder para o filme "Metropolis", de Fritz Lang, obra muda datada de 1927. Mercury gravou então uma versão da faixa, num registo mais dançante, que consistiu no seu primeiro single a solo, lançado em 1984. A versão agora editada é mais lenta e surge em tom de balada, tendo sido interpretada na mais recente digressão que juntou os Queen ao cantor Adam Lambert. Os Queen, uma das mais celebradas bandas rock do mundo, editaram recentemente o disco "Live at the Rainbow´74", registo de um dos mais emblemáticos concertos de sempre do grupo.

RITA REDSHOES - (veja a etrevista dela ao FLAMES aqui) - No festival italiano Karel Music Expo - Depois de nos passados fins de semana ter apresentado o seu mais recente disco "Life Is A Second Of Love" em Lisboa, no São Luiz Teatro Municipal, e no Porto, na Casa da Música, em duas apresentações esgotadas, Rita Redshoes viaja até à Sardenha, a Cagliari, para a sua estreia em território italiano. Na sua oitava edição, o "Karel Music Expo" reúne cerca de 30 artistas oriundos de todo o mundo para apresentações entre os dias 2 e 4 de Outubro. O concerto de Rita Redshoes, em que se apresentará a solo, decorrerá no dia de encerramento do festival, dia 4, no Teatro Civivo di Castello, partilhando o palco com os projectos italianos "Lillie on Mars" e "Jules Not Jude" e ainda os alemães "Damen Samuel" e "Mouse On Mars". Mais informações em Karel Music Expo.
Agenda:
04/10/14 – Festival “Karel Music 2014” / Cagliari / Itália
18/10/14 – Cine-Teatro / Rio Maior
24/10/14 – Transforma / Torres Vedras
20/11/14 – Conservatório de Música de Coimbra
21/11/14 – Teatro Clube de Alpedrinha

LIKE US - Primeiros concertos em Aveiro, Setúbal e Guimarães

26 de Outubro - Teatro Aveirense - Aveiro
09 de Novembro - Fórum Luísa Todi - Setúbal
16 de Novembro - Centro de Artes e Espetáculos (CAE) de Guimarães

Os Like Us, nova sensação da pop portuguesa, continuam a promover o seu disco de estreia e anunciam agora os seus primeiros três concertos em nome próprio: a 26 de outubro a banda toca no Teatro Aveirense, em Aveiro, a 9 de novembro deslocam-se ao Fórum Luísa Todi, em Setúbal, e a 16 de novembro atuam no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) de Guimarães, sempre às 18h. A banda tocou recentemente na primeira parte dos R5, grupo de Ross Lynch, protagonista de uma série de TV de sucesso, que trouxe recentemente ao Coliseu de Lisboa a sua "Louder World Tour". Os vídeos dos Like Us superaram já a marca de um milhão de visualizações no canal VeVo, e a banda tem marcado presença em diversos programas televisivos. Os Like Us lançaram o single de apresentação, "You Mean The World to Me" na primeira metade do ano e desde aí a banda tem provado ser o novo fenómeno da pop em Portugal. "You Mean The World to Me" e "The Signs" fizeram parte da banda-sonora de "Sol de Inverno", a novela campeã de audiências transmitida pela SIC. A música "Contigo é Simples" pode agora ser escutada na banda-sonora da novela da TVI "Jardins Proibidos", e "I Feel Alive" é uma das canções presentes na nova ficção da SIC, "Mar Salgado". O disco de estreia dos Like Us foi editado no dia 28 de abril. Todos os espectáculos são às 18h. Bilhetes à venda nos locais habituais.

XANA TOC TOC  - Colecção Xana Toc Toc na Aldeia Colorida 6 Livros de histórias inéditas, actividades e autocolantes. A nova colecção de livros com as aventuras da Xana Toc Toc na Aldeia Colorida está à venda todos os sábados, até 1 de Novembro , com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias. A colecção é composta por 6 livros de histórias inéditas + autocolantes + actividades relacionadas com o tema de cada história. Oferta de mala arquivadora no primeiro volume e no final da colecção, autocolantes extra para decorar a mala. Uma vez mais os mais pequenos vão poder mergulhar no mundo encantado da Xana Toc Toc, onde as aventuras não param!

ANA CLÁUDIA (foto por Teresa Q) - A Ana Cláudia poderia ter sido bailarina ou actriz, mas a música falou mais alto e licenciou-se em Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Desde então, tem sido presença assídua em várias formações musicais ligadas às raízes tradicionais portuguesas e ao Jazz, compondo as suas próprias músicas nos intervalos. Se lhe perguntarem que músicas são essas, dirá que canta coisas bonitas (muito bonitas) em português. Um ano depois de ter integrado a colectânea Novos Talentos Fnac com o tema “O Caminho Dela”, a Ana Cláudia gravou uma versão de “João e o Pé de Feijão”, do brasileiro Cícero, que espelha parte da sonoridade do álbum com que se vai estrear em nome próprio, pela NOS Discos, no dia 20 de Outubro. “Riso” é o primeiro avanço de “De Outono”. Na página de Facebook da Ana Cláudia pode ler-se que o Outono “É a estação das colheitas e dos inícios. De pegar nos frutos maduros e saboreá-los ao som das folhas que começam a cair. Este Outono vai ser especial. Mal posso esperar!” Está lançado o mote.

STEREOSSAURO - Com um background em Artes Plásticas e formado em Design, faz já algum tempo que Stereossauro trocou os lápis da Escola Superior de Artes e Design pelo sintetizador e pelo gira-discos, dividindo-se entre o DJing e a produção. Nome regular na programação de clubes e festivais, sagrou-se campeão do mundo de scratch, em 2011, com os Beatbombers, projecto que partilha com DJ Ride. Nos últimos anos produziu temas originais para compilações, remisturas e sonoplastias, e no dia 20 de Outubro edita, finalmente, o seu 1o álbum de originais com o selo NOS Discos. "Hold On" (clicar para ver vídeo), o single de apresentação de "Bombas em Bombos", resulta da colaboração interna da "família" Rockit (um colectivo que engloba artistas de várias disciplinas e que funciona quase como uma "cooperativa de ideias”), com o Gonçalo Santos e com a Helena Veludo. "O estúdio do Gonçalo, onde fazemos as reuniões da Rockit, está repleto de instrumentos musicais, por isso foi natural desafiá-los para uma jam que evoluiu para alguns temas de soul dos quais se destacou imediatamente o “Hold On”. Essa partilha, sem pretensão de ser algo mais sério, mesmo just for fun, deixa transparecer a simplicidade de fazer música que nos faz sentir bem, apoiada nos samples Motown, no bass eléctrico e na voz da Helena.”

KEEP RAZORS SHARPS - Keep Razors Sharp são Afonso (Sean Riley and The Slowriders), Rai (The Poppers), Bráulio (ex-Capitão Fantasma) e Bibi (Pernas de Alicate), uma banda de amigos que começaram a frequentar a sala de ensaios nos intervalos das saídas à noite. O percurso iniciou-se naturalmente e as músicas foram surgindo sob a premissa de nunca se prenderem a estilos ou limitações estéticas. Com apenas um single, “I see your face”, viram o seu nome ser referido entre as Apostas Nacionais para 2014! Rapidamente começaram a surgir convites para tocarem ao vivo e, pouco antes de actuarem no NOS Alive, deram a conhecer mais um single, “9th”. Super Bock Super Rock, Carviçais Rock e Reverence Festival Valada foram outros dos palcos onde os Keep Razors Sharp experimentaram os novos temas que vão ser editados, no dia 20 de Outubro, pela NOS Discos. “Isto, senhoras e senhores, é rock’n’roll de deixar as palhetas ensanguentadas.” in Mesa de Mistura.
Próximo concerto: 24 Outubro – Jameson Urban Routes – Musicbox Lisboa


XINOBI (vejam a entrevista que deu ao FLAMES aqui) -  "1975", O ÁLBUM DE ESTREIA, JÁ CHEGOU -   O primeiro trabalho do produtor da Discotexas já pode ser escutado em exclusivo no site do jornal Público. O álbum de estreia de Xinobi é uma viagem pelas influências da deep house, disco, funk, dub e surf guitar em 54 minutos, guiada por um dos fundadores da editora independente Discotexas, nome essencial da música de dança actual.


AVICII - "THE DAYS" É O PRIMEIRO AVANÇO DO NOVO ÁLBUM - Fenómeno global da música de dança chega com novo single e anuncia "Stories", o álbum, em 2015.   Ao longo dos últimos dois anos, Avicii tornou-se no DJ mais requisitado do mundo. "Wake Me Up" elevou-o a estrela global, chegando a número um em 84 países, e o álbum de estreia, "True", vendeu mais de 5 milhões de cópias e 25 milhões de singles à volta do mundo. Agora, o sueco regressa com "The Days", que acaba de ser disponibilizado nas plataformas digitais e é o primeiro cartão de visita de "Stories", o novo álbum, que sairá no início de 2015 e que, de novo, fará o equilíbrio entre a sonoridade única de Avicii e o abrangente apelo que esta tem entre os mais diversos fãs.

TOKIO HOTEL - "KINGS OF SUBURBIA" JÁ ESTÁ CÁ FORA! O novo álbum dos alemães Tokio Hotel já vê a luz do dia: "Kings of Suburbia" chegou hoje às lojas e plataformas digitais nacionais. Aquele que é o mais desafiante trabalho da banda já atingiu o primeiro lugar em 27 países e chega depois de já terem vendido mais de 7 milhões de unidades em todo o mundo e de atingirem disco de platina em 68 territórios. Para já, sabemos que Bill e Tom Kaulitz se mudaram para Los Angeles. Agora, conhecemos os frutos dessa experiência: "Quando chegámos à América pela primeira vez, eu não conseguia nem ouvir o nome Tokio Hotel, estava mesmo farto. Nós precisámos de um tempo para perceber o que queríamos, limpar a mente e começar de novo", revelou Bill. "Só queríamos viver, e isso sente-se aqui. Este disco é 100 por cento o que queríamos fazer.", adicionou Tom. "Love Who Loves You Back" é o mais recente single e já conta com vídeo oficial.

MARIA DE MEDEIROS - Concertos em Lisboa, Porto, Braga e Caldas da Rainha

4 Novembro - Misty Fest, Centro Cultural de Belém, Lisboa
5 Novembro - Casa da Música, Porto
6 Novembro - Theatro Circo, Braga
9 Novembro - Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha

Maria de Medeiros é uma mulher de muitos rostos, como o são todas as atrizes, mas de uma só voz, inconfundível, misto de inocência e sensualidade. É esta a voz que a tem permitido afirmar-se também como cantora, afinal de contas uma outra forma de agarrar os palcos e contar histórias às pessoas. Como cantora, Maria de Medeiros editou já três álbuns - A Little More Blue, Penínsulas e Continentes e ainda Pássaros Eternos - numa discografia iniciada em 2007 e que conta ainda com colaborações em trabalhos de outros autores, como o celebrado Femina de Legendary Tigerman (vejam a entrevista que nos deu aqui). Foi no teatro que Maria de Medeiros começou a cantar e nesta sua actividade artística "paralela" não tem parado de viajar por todo o mundo, recolhendo aplausos em muitos países, do Brasil a Angola, dos Estados Unidos a Espanha, Itália e, claro, França, país onde estudou e primeiramente se afirmou como actriz. Agora, Maria regressa a Portugal para apresentar novo trabalho que prossegue no seu muito particular caminho musical, entre chansons e bossas, tangos e jazz, pop e algo mais com toques de África. Depois de chegar a França para estudar aos 18 anos, Maria de Medeiros construiu um invejável currículo académico, tendo estudado nas melhores escolas com os melhores tutores. Começou por se afirmar no teatro, mas fez muito cinema, em França, em Portugal e até em Hollywood, onde foi estrela em filmes como Pulp Fiction de Quentin Tarantino ou Henry & June de Philip Kaufman. Mas além de brilhar em frente das câmaras, Maria de Medeiros afirmou também a sua visão pessoal em filmes de que assinou a realização, como o importante Capitães de Abril. Em todas estas condições - actriz no teatro e cinema, realizadora, cantora - Maria conseguiu obter os favores do público e da crítica e coleccionar importantes distinções, entre Globos de Ouro ou a Coppa Volpi do Festival de Veneza. Agora volta a pisar os palcos, de microfone em frente, com músicos de excelência a ajudarem-na a cantar outras histórias.

PEDRO ABRUNHOSA - Continua a esgotar salas em tempo record Mais de 200.000 pessoas já assistiram à digressão de "Contramão" Lançado há menos de um ano, a 2 de Dezembro de 2013, "Contramão", o sétimo álbum de originais de Pedro Abrunhosa, deu origem à maior digressão de um artista nacional em 2014. Pedro Abrunhosa & Comité Caviar têm actuado para plateias sucessivamente esgotadas, em salas ou ao ar livre, em alguns casos para mais de 30.000 pessoas - como na Queima das Fitas do Porto ou na Expofacic, em Cantanhede. Vários espectáculos esgotam poucas horas após o início de venda dos bilhetes, levando, sempre que as condições se encontram reunidas, à marcação de novas sessões. Para celebrar o sucesso de "Contramão", Pedro Abrunhosa está a preparar um conjunto de novidades para o público nacional e internacional.


Expeão - “Pirâmides do Bairro” é o novo vídeo de Expeão, e o terceiro single do álbum "O Fim De Todas As Estradas". Este álbum, editado pela Meifumado Fonogramas, foi composto na íntegra pelo músico, recorrendo a vários instrumentos vintage, sem samples, sem loops e sem computador. “Pirâmides do Bairro” faz uma analogia entre os blocos do bairro e as pirâmides do cairo, a verticalidade hierárquica desde quem vive na base de um sistema desigual de poder, a maioria, que vive em bairros pobres, e quem está no topo dessa pirâmide. Retracta o sonho e a vida na dura realidade de quem vive nos bairros e guetos urbanos da cidade do Porto, e a luta para escapar, contornar e conseguir continuar a sonhar "alto nas ruas em baixo". O vídeo relata a história de 3 jovens, inspirados por 3 artistas mais velhos: um grafitter, um bboy e um lutador de Muai Thai que vão crescendo e tornando-se naquilo que sonharam, passando de simples observadores dos processos artísticos dos seus ídolos a sujeitos praticantes das suas artes, escapando da vida que os podia levar à tragédia e à dissipação dos seus talentos. Rui Pina (Expeão), já conhecido pelas suas acções activistas, integrou o projecto Invictus, desenvolvido a convite de Joana Costa, nas escolas da Segunda Oportunidade de Matosinhos e EB Prof. Óscar Lopes. Estes jovens, tidos como jovens de risco de abandono escolar, puderam durante alguns meses escrever, desenhar, dançar e rappar, acompanhados por artistas do hip-hop, como Expeão, Third DNT ou Bboy Aiam. O hip-hop é uma das formas de expressão mais utilizadas nas vivências de rua, discutindo-se o que se vê, o que não se vê, mas se sabe, o que se sente, o que não se gostaria de sentir. Canaliza a agressividade e frustração que vem do crescer em sítios de despejo, de sofrimento, de tráfico, de abusos, de impotência. O vídeo é realizado por Diego Yañez (da produtora Kambio Studios), também sujeito e autor documental do projecto Invictus. https://www.facebook.com/expeao.oficial

MAU - Acabam de lançar um novo álbum de originais - Safari Entrepreneur - e estão de regresso aos palcos para apresentar este novo trabalho ao vivo. Dia 24 de Outubro, sexta-feira, marcam presença no Plano B no Porto. Os bilhetes para o Plano B podem ser adquiridos no local e data do espetáculo por 3€ ou 10€ na opção disco-bilhete. Em palco os MAU são Luís F. Sousa (voz, sintetizador), Nuno Lamy (sintetizador e baixo), Eliana (sintetizador e back vocals), Carlos Costa (percussão e guitarra) e Paulo Silva (bateria). O alinhamento destes concertos conta com os singles que já tocam nas rádios nacionais como "Cheetah", "Safari Entrepreneur Part 2" e o mais recente "Children Playing Adults" assim como os restantes temas do álbum acabado de lançar a 6 de OUT. Os MAU começaram em 2004 na Dinamarca e o seu percurso tem sido pautado pelos destaques internacionais aos vários singles e remisturas que têm feito. A maior evidência disso mesmo foi a presença assídua das criações ou recriações dos portugueses nos vários Tops (remisturas, originais e geral) do Hype Machine, o maior agregador de blogs do mundo, onde os MAU chegaram a ocupar o 6º lugar no top das remisturas e o 17º no top geral de toda a música divulgada na blogosfera.

PEDRO E OS LOBOS - Composto por sete temas originais, Um Mundo Quase Perfeito é o novo EP de Pedro e Os Lobos. Em palco, Pedro Galhoz (guitarras) será acompanhado por Marisa Anunciação (voz), Patrícia Andrade (voz convidada), João Novais (contrabaixo), Bruno Camilo (piano) e Roger Jordão (bateria). Neste trabalho, a paixão pelas guitarras, os velhos Blues sempre como referência e o gosto pela simplicidade resultam numa interpretação pessoal de paisagens musicais que reflectem vários estados de espírito diferentes. Um Mundo Quase Perfeito, realista, puro e sem subterfúgios, perdendo por vezes o equilíbrio das palavras e o politicamente correcto, apresenta-se com letras desprovidas de grandes revestimentos, puras na sua essência e no relato da condição humana. Um Mundo Quase Perfeito é igualmente um título revestido de alguma ironia, pois assenta num paralelismo em que se compara o mundo que temos, com o que poderíamos ter. O EP conta com a participação de inúmeros cantores e músicos conhecidos dos portugueses como Aldina Duarte, António Manuel Ribeiro (UHF), Carlos Pacman Nobre (5-30 entre outros), João Rui (A Jigsaw) e Tó Trips (Dead Combo). "Convidei músicos que admiro, alguns deles amigos de longa data com quem sonhava um dia colaborar e o dia chegou. Vale a pena sonhar!", é desta forma que Pedro Galhoz descreve o processo que levou à criação deste projeto, dividido em duas partes que se completam entre si e cujo trajeto se inicia agora e chegará ao seu término com a edição do Lado B em 2015.
Outras datas da digressão Pedro e Os Lobos:
18 de OUT - Cine Teatro João Mota – Sesimbra - 22.00h | Bilhete – 7,5€ ou 5€ em pré venda.
30 de OUT - Salão Brazil – Coimbra - 21.30h
31 de OUT - Showcase Fnac Coimbra - 22.00h - Entrada Livre
07 de NOV - C.C.Olga Cadaval – Sintra - 22.00h – Bilhete 8€

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.

1%

1%