Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

0

Espectáculo: Peça de Teatro "Eu Sou o Outro"


 
Quando vi as palavras “Teatro”, “Marionetas” e “Fernando Pessoa” numa mesma frase percebi que tinha encontrado o espectáculo que me transportaria para uma outra dimensão. Pouco dada a poesia mas fã acérrima de Fernando Pessoa, não podia deixar de ir ver a peça “Eu Sou o Outro”.
 
Em palco esteve apenas uma pessoa, aqui desempenhando o papel de Abílio, um taberneiro em tempos habituado a receber no seu estabelecimento o ilustre poeta português Fernando Pessoa. Contudo, há 5 anos que Pessoa deixou de lá ir e só resta a Abílio recordar-se deste ícone nacional através da sua poesia e de um grupo de 4 interessantes marionetas, sendo que uma delas representa o próprio Fernando Pessoa e cabe às restantes dar vida aos seus três mais famosos heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
 
O espectáculo superou todas as minhas expectativas! A encenação esteve absolutamente perfeita: o jogo de luzes utilizado foi absolutamente mágico, a disposição dos adereços surpreendia-nos a cada nova porta aberta e a utilização das marionetas levou-nos a acreditar que, por momentos, estas sentiam de facto tudo aquilo que estava a ser dito.
O meu preferido, Alberto Caeiro, trouxe-nos toda a sua simplicidade e não desiludiu, mas Ricardo Reis também mostrou porque é que merece um lugar de destaque na obra de Pessoa. Quanto a Álvaro de Campos? Toda a sua sofreguidão pela vida e por sentir tudo de todas as maneiras deixou os espectadores agarrados ao seu assento.
As poesias escolhidas foram algumas das mais célebres do escritor e o pormenor de dar uma voz específica a cada marioneta associada a uma banda sonora escolhida a dedo serviram para nos fazer mergulhar completamente no universo de Pessoa e relembrar o porquê de este poeta ser um dos nomes grandes da literatura no nosso país.
 
O único problema a apontar foi mesmo a duração do espectáculo, cerca de 50 minutos, pois uma vez começado a minha vontade era a de passar uma noite inteira a ver e a ouvir Fernando Pessoa e os seus três ilustres companheiros de muitas viagens.
Um espectáculo que recomendo sem qualquer dúvida! Apaixonados pelo teatro e por este grande poeta não hesitem em consultar as próximas actuações deste extraordinário espectáculo!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.

1%

1%