segunda-feira, 27 de outubro de 2014

2

Livro: Viajantes (Daniel Costa-Lourenço, Bruno Torrão e Marta Cruz)



Título: Viajantes
Autores:
Daniel Costa-Lourenço
Bruno Torrão e
Marta Cruz - fotografia
Páginas: 114
Editora: Livros de Ontem
Site da obra: Aqui
1ª edição limitada a 150 exemplares.
Todos os exemplares são numerados e assinados.

Sinopse:
Viajantes é um livro que conjuga a poesia de Daniel Costa-Lourenço e Bruno Torrão com a fotografia de Marta Cruz, tudo com o propósito de lhe mostrar Lisboa como nunca a viu. Através de uma poética por vezes amorosa, por vezes musical, o leitor é convidado a descobrir cada canto e recanto da cidade de Lisboa nos seus pormenores mais simples e reveladores. “Este livro é uma viajem pelo lado invisível de Lisboa, por aquela cidade que sentimos e que nos transforma, que nos serve de cenário e que, por vezes, é também personagem.”

Trailer do livro: Aqui

Opinião:
Mais uma vez a editora Livros de Ontem aposta num livro diferente, a pensar em cada detalhe, desde as páginas do livro, ao papel usado, ao próprio embrulho com que é entregue.

Trata-se de um livro com poesia de Daniel Costa-Lourenço e Bruno Torrão, complementado pela fotografia de Marta Cruz - um livro que é uma verdadeira ODE à cidade de Lisboa. Qualquer amante da capital de Portugal quererá ter esta obra na sua estante, para poder percorrer as suas ruelas sem ter de sair de sua casa. Aliás, acaba por ser essa a premissa do livro. As imagens são projectadas assim através das palavras dos dois poetas, mas também pela(s) lente(s) de Marta.

Vicente Alves do Ó inicia este livro com o belissimo prefácio! Acaba por encerrar nele, tudo o que acredito que esta obra é. 
Trata-se de um livro que apenas quem aprecia poesia conseguirá desfrutar a 100%, pois cada estrofe, cada "frase" encerra nela um significado especial sobre Lisboa. Apesar de tudo, e como já tive oportunidade de referir em muitos posts anteriores, é difícil para mim falar sobre obras como esta, pois não as sei apreciar, nem sei muito sobre poesia. Posto isto, acredito que há ainda muita coisa que nem sequer consegui vivenciar de forma plena! Ficou-me a vontade de percorrer Lisboa tendo em mente o que li.

Apesar dos dois autores serem bastante distintos, acabam por ser bastante complementares, pelo que a junção das duas "obras" resultou, aqui, muitíssimo bem, assim como a fotografia de Marta que deu uma novo alento e transformou este livro numa obra fora do comum. 


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela divulgação e pela crítica =D
    Ficamos contentes por terem gostado deste livro tanto quanto nós!

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%