quinta-feira, 23 de outubro de 2014

3

Livro: O Homem Moderno




Ano de edição: 2013
Género: Ensaio filosófico
Autora: Cristiane Serruya
 

Escrito em 1988, “O Homem Moderno” é uma obra que mais de 20 anos depois, em 2013, viu o seu valor reconhecido pela atribuição de vários prémios.
 
 
Escrito quando a sua autora era uma jovem estudante universitária de apenas 18 anos, este livro apresenta-nos uma visão despida de floreados acerca da natureza do ser humano. Ao longo das poucas páginas que compõem a obra, o Homem é-nos apresentado como um ser egoísta, que se coloca sempre no centro sem olhar à sua volta. Contudo, embora aparentemente seres bem decididos e orientados, Cristiane destaca as constantes contradições em que todos acabamos por cair ao longo da nossa vida.
O protagonista desta história não tem nome nem tão pouco um rosto pois ele pode ser qualquer um de nós que, vivendo numa constante correria, nos arriscamos a ter uma existência completamente alienada daquilo que realmente interessa, tão preocupados que estamos em cumprir os nossos desejos egocêntricos.
A segunda parte de “O Homem Moderno” brinda o leitor com uma explicação sobre a origem deste texto bem como com uma breve descrição da biografia de Hannah Arendt e a forma curiosa como esta acabou por levar Cristiane a escrever esta obra. Estes pequenos apontamentos finais são não só curiosos como nos ajudam a compreender melhor o porquê destas palavras da autora.
 
 
Um livro que recomendo aos apaixonados pela Filosofia e a todos aqueles que gostam de obras que nos fazem colocar as coisas em perspectiva.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

3 comentários:

  1. Adorei o blog!!! Demais mesmo!


    http://www.babimarchi.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Queridas Mariana e Roberta,
    Fiquei muito honrada pelas suas palavras e imensamente agradecida por terem me dado um pouco de seus tempos para lerem e criticarem meu ensaio.

    Leitoras como vocês me fazem acreditar na arte da escrita e a perseverar a trilhar este caminho.
    Muito obrigada.

    Abraços ensolarados do Rio de Janeiro,
    Cristiane

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%